A Internet e, mais especificamente, os sites que nela se encontram, representam hoje em dia uma parcela cada vez maior e mais importante das nossas vidas, sendo até difícil imaginar como faríamos muitas das coisas do nosso cotidiano se não houvesse internet ou, se por algum motivo ficássemos sem acesso à internet.

Muitas vezes, basta que apenas um único serviço ou aplicativo fique indisponível por um certo tempo para já sentirmos uma certa agonia, não é mesmo? Afinal, quem não se lembra das vezes em que o Whatsapp ou Instagram ficou indisponível no Brasil por algumas horas e já parecia ser o fim do mundo?

O que é um website?

A constante conexão com o mundo online é uma marca registrada da vida moderna, e os sites são o principal meio pelo qual nos mantemos em contato com a rede mundial de computadores, mas você já teve a curiosidade de saber exatamente o que é um Website? Pois é, nesse artigo vamos falar sobre o que é um website, por quê tem esse nome e por quê você muito provavelmente precisa de um.

 

O que significa o nome Website?

A palavra Website nada mais é do que a junção entre as palavras Web, que significa rede em inglês e se refere à rede mundial de computadores e site, que significa o local exato de algo. Portanto, Website é simplesmente um local dentro da rede mundial de computadores, um local dentro do mundo da Internet, como se fosse o endereço de uma loja no mundo real.

De modo mais técnico, podemos dizer que o Website é um conjunto de páginas ordenadas sob um mesmo nome de domínio e hospedadas em um servidor.

No Brasil, tanto a palavra completa, website, como a palavra site, são intercambiáveis e se referem exatamente à mesma coisa, podendo ser usada uma ou outra, conforme você preferir.

Segundo dados mais recentes, 155,7 milhões de brasileiros já acessam a internet, portanto, a importância dessa palavrinha só tende a crescer cada vez mais.

Para que serve um website

 

      Tipos de Website

Outra coisa importante de se saber é que nem todo website, ou site, é criado e funciona de maneira igual. Como você mesmo já deve ter percebido intuitivamente ao navegar pela internet, existem diversos tipos de website, mas, em cada tipo, podemos notar alguns padrões característicos. Vamos falar aqui dos principais:

 

                Site institucional

Um site institucional, como o próprio nome já diz, é um site que é criado para ser uma representação ou forma de comunicação de um instituição na internet, podendo essa instituição ser uma empresa, uma organização governamental, uma entidade sem fins lucrativos ou qualquer outro tipo de organização ou pessoa jurídica cuja constituição seja prevista pela lei brasileira.

O Grande ponto fundamental do site institucional é que ele não irá vender nada pela internet. O Site deste tipo tende a ter como fim apresentar aquela instituição de modo mais amplo e detalhado para os que tiverem curiosidade, contar a sua história, a sua função, suas atividades, os marcos da sua trajetória, etc. Outro fim é permitir a comunicação entre aquela instituição e os seus usuários ou até clientes, por meio de formulários de contato, emails, endereços, etc.

Caso a instituição em questão se trate de uma empresa, pode ser que esta tenha interesse em realizar serviços de marketing como meio de atrair mais usuários e visitantes que eventualmente venham a contratar os seus serviços, mas continuará sendo um site institucional caso não venda nada de forma online, como uma loja virtual faria, por exemplo.

 

                E-commerce ou Loja Virtual

Agora que você já sabe o que é um site institucional, fica bem fácil entender o que é um E-commerce ou loja virtual, pois se trata de um site que é voltado exatamente à venda de produtos de uma empresa. Muito provavelmente, você já comprou algo por meio da Internet, então entender o que é um e-commerce fica bem intuitivo. Sempre que um site possui produtos colocados à exposição com o intuito de vendê-los de forma online, trata-se de um e-commerce.

Tipos de site: O que é um e-commerce?

Poderíamos falar aqui também dos chamados marketplaces, sites como mercado livre, amazon, magazine luiza, entre outros, cujo objetivo não é vender diretamente, mas sim conectar as duas pontas de uma venda – o comprador de um lado e o vendedor do outro – para então ganhar com uma taxa percentual que incide sobre cada venda. O mecanismo pelo qual um marketplace opera é ligeiramente diferente do mecanismo de um E-commerce, mas, para fins de praticidade e simplicidade, podemos colocar ambos dentro desta categoria.

Caso tenha curiosidade, verifique esta lista com os 50 maiores e-commerce brasileiros!

 

             Blog

O Blog é um tipo de site voltado para o compartilhamento de informações, reflexões, artigos, textos e conteúdo escrito de maneira geral. O que distingue o Blog dos demais tipos de website, além da sua pessoalidade – seja o dono do blog uma pessoa ou empresa – é o fato de que é um formato voltado para uma certa frequência de conteúdo, que vai sendo desenvolvida ao longo do tempo. Enquanto um site Institucional pode ser desenvolvido e se manter da mesma forma por anos à fio, o blog sempre terá conteúdo novo sendo postado e o compartilhamento de uma perspectiva única acerca dos temas abordados. Aproveitando que você já esta aqui, dê uma olhada no blog da Alx.

Tipos de site - Blog

 

             Portal de notícias

Outro tipo comum de site é o portal de notícias, que é, de certa forma, como uma mistura entre um site institucional e um blog. O fim de um Portal de Notícias, como o próprio nome já diz, é fornecer notícias sobre os mais variados temas, de modo frequente e atualizado. Assim como no caso do blog, a frequência de atualização é fundamental para que um site possa ser classificado como portal de notícias, afinal, ninguém quer saber de notícias desatualizadas, além disso, todo portal de notícias terá por trás do site um instituição, geralmente uma empresa que atua no ramo jornalístico.

Portais de notícias famosos no Brasil são o G1, O UOL, o R7, o Terra, entre outros.

Portais de notícias

Alguns dos portais de notícias mais acessados do Brasil

 

             Portfólio

Um website do tipo portfólio é voltado à divulgação de produtos e serviços de empresas, profissionais liberais (como advogados, psicólogos, entre outros) ou freelancers.

Trazendo para a realidade das empresas, o portfólio pode ser composto pelos melhores serviços prestados aos clientes no passado. Dessa forma, demonstra-se profissionalismo e seriedade aos potenciais clientes, aumentando, assim, a chance de fechar negócios.

Muitos websites do tipo portfólio têm um botão para entrar em contato com a empresa, no intuito de pedir um orçamento, tirar dúvidas ou conhecer outros trabalhos que não foram publicados, por exemplo.

Embora o Portfólio também possa fazer parte de uma página em um site institucional, essa possibilidade de fazer um site unicamente para exibir um portfólio costuma chamar mais a atenção quando a empresa tem uma atividade muito específica que só pode ser entendida bem através da vizualização dos seus trabalhos anteriores.

 

           Hotsite

              Os hotsites são sites eventuais criados para reforçar algum tipo de campanha de publicidade. Eles podem ser sobre um novo produto ou algo sazonal que a sua empresa ou organização lançará.

Hotsite tipos de site

Os Hotsites costumam ter um visual diferenciado, mais chamativo e voltado para um evento em específico

              Por exemplo, as redes de fast-food costumam utilizar esse recurso ao lançarem combos diferenciados. Também é extremamente comum no setor automobilístico no caso de lançamento de um novo carro. Tudo vai depender de como o negócio funciona e qual é a importância das suas ações de marketing.

 

            Landing Page

A Landing Page é uma estratégia mais voltada para uma campanha de marketing que a sua empresa esteja fazendo. Nessa página, teremos geralmente um vídeo ou carta de vendas, que explica os benefícios do produto ofertado, nos quais se aplicam técnicas de copywriting, ou escrita persuasiva, para que o visitante venha a tomar a ação desejada, que pode ser desde a venda propriamente dita ou apenas a inscrição em uma lista de emails, de forma a captar leads para uma futura venda.

 

Como criar um site

Agora que sabemos o que é um site e quais são os principais tipos de site que existem na Internet, vamos agora ver como um site é criado. Bem, primeiramente, é preciso ter em mente que para criar um site, a pessoa ou empresa precisa ter uma clara noção de qual é a finalidade daquele site: Será para vender produtos? Divulgar serviços pessoais? Compartilhar suas opiniões e pensamentos com outras pessoas? Ser um meio de contato que centraliza todas as informações da sua empresa? Ser uma ferramenta de marketing?

Essa etapa é fundamental porque é a finalidade do site que irá definir qual tipo de site será criado. O Segundo passo é decidir qual será o nome de domínio do seu site, ou TLD (Top level Domain), que é basicamente o endereço que é digitado na barra de pesquisas para que se chegue ao seu site. Aqui, por exemplo, você pode ver que nosso nome de domínio é alxweb.com.br.

Nomes de domínio geralmente são registrados por 1 ano e podem ser adquiridos por um valor em torno de 60 reais ao ano junto a um provedor de nomes de domínio, podendo ser mais caros caso você escolha uma extensão mais exótica (por exemplo, .io ao invés de .com).

Uma vez que se saiba a finalidade e o tipo de site que será criado, bem como o nome de domínio, começa o trabalho de desenvolvimento. Para isso, é necessário que você contrate um profissional de webdesign com conhecimento das linguagens de programação que serão utilizadas para o desenvolvimento do seu Website.

            As mais comuns são:

  • HTML: utilizado para criar a estrutura do site, o seu esqueleto, onde tudo se encontra

  • CSS: utilizado na estilização e na imagética do site, tais  como em cores, fontes e design no geral

  • JavaScript: responsável pelas interações entre o usuário e o site, é o que faz as funcionalidades terem vida

  • PHP: utilizado por parte do desenvolvedor para fazer interações entre links, formulários, entre outros.

 

Em geral, o webdesigner irá utilizar um tipo de plataforma conhecido como sistema de gerenciamento de conteúdo, ou CMS (Content Management System) para desenvolver seu site.

Isso porquê esse tipo de plataforma abre diversas possibilidade e facilita o desenvolvimento do site, além de permitir que, caso você queira fazer mudanças no site futuramente, essas mudanças possam ser implementadas mais facilmente, já que sem o CMS o que resta é apenas o código do programador que desenvolveu o site, e como cada programador tem o seu estilo pessoal pode ser que um outro profissional que você contrate no futuro tenha dificuldades de achar as seções do código que ele precisa alterar para fazer as modificações no site, o que aumenta bastante o tempo necessário para o trabalho e, certamente, o custo.

Dashboard WordPress

A Interface do WordPress, o CMS mais utilizado do mundo

Já com um CMS tudo fica facilitado, já que basta que o profissional tenha familiaridade com a estrutura básica do CMS em questão para fazer as modificações necessárias. Atualmente, o CMS mais utilizado no mundo é o WordPress, que consideramos ser o ideal na imensa maioria dos casos, graças a sua versatilidade, dinamismo e constantes atualizações, além de excelentes plugins de segurança.

Aqui na Alx Web temos grandes experiência com a Criação de Sites WordPress, dê uma olhada!

 

      Estrutura básica de um site

Embora cada site possa variar bastante dependendo de sua finalidade e da criatividade do desenvolvedor, existem algumas páginas que são básicas em um site e que, em geral, todo tipo de site terá, quase como se fosse uma espécie de alicerce de um edifício, mas neste caso estamos falando de uma estrutura virtual.

O que é um Website?

Home: É a porta de entrada do seu site. Se estivéssemos falando de uma Loja Física, seria a fachada da Loja e os primeiros elementos visíveis dentro dela logo após a entrada. A Home é a página mais importante do seu site pois é ela que causa a primeira impressão em um novo visitante e, como sabemos, as primeiras impressões são as que ficam, especialmente em um mundo dinâmico onde os visitantes tem tantas novidades disponíveis a todo momento que sua amplitude de atenção é cada vez mais reduzida, como é o caso da Internet.

Na Home você deve conseguir passar rapidamente o que a sua empresa/ consultório/ Instituição faz, bem como quais são os seus valores, ou o que a diferencia da concorrência, Além disso, deve ser uma página esteticamente agradável e que possa rapidamente passar confiança ao visitante. Depoimentos de clientes antigos e uma breve amostra do seu portfólio também são uma boa ideia. Por fim, colocar o endereço físico da sua empresa, se tiver, no rodapé e deixar um breve histórico sobre ela também ajuda o seu potencial cliente a se sentir mais confiante de que esta em um site sério, com uma empresa real por trás.

Tipos de site

Página de contato: Outra parte fundamental de qualquer site é a página de contato, afinal, um site é antes de tudo um meio de comunicação. Mesmo no caso de e-commerce, cujo objetivo principal – a venda – se concretiza diretamente no site, é importante ter um meio pelo qual o visitante possa facilmente se comunicar com a empresa, seja para tirar dúvidas, requisitar orçamentos ou resolver um problema após a compra.

 

Página de serviços/produtos/atividade: É aqui que você irá mostrar para o seu visitante o que você faz de fato. Sejam produtos ou serviços, é importante explicar exatamente o que você oferece e expor seus produtos, caso tenha. Mesmo em um site institucional que não possua qualquer fim comercial, como um site de uma organização sem fins lucrativos, por exemplo, é importante deixar claro quais são as atividades da organização, para criar um vínculo mais duradouro com o seu visitante.

 

Por quê você também deveria ter um site?

Depois de tudo isso, não tem como escapar da realidade de que o site é, hoje em dia, a principal ferramenta que você tem para se comunicar com o mundo. Sejam quais forem os seus objetivos, ter um site que comunique a sua mensagem de forma clara e precisa e consiga atrair visitantes interessados para o âmbito da sua empresa, loja, consultório, escritório ou blog pessoal com certeza fará o seu projeto avançar muito mais!

Caso você queira explorar mais a fundo a ideia de criar um site para o seu projeto, entre em contato conosco. Somos uma empresa com mais de 12 anos de experiência com desenvolvimento de sites, marketing digital, SEO e Google Ads e possuímos o conhecimento, as ferramentas e a expertise necessária para alavancar o sucesso dos seus projetos!

 

Fale Conosco
Fale Conosco