Se você chegou até aqui, com certeza sabe da importância de se ter um site hoje em dia.

Se você tem uma empresa ou é um profissional liberal, é absolutamente essencial possuir uma forma de estar sempre presente na internet e uma estratégia sólida de marketing digital para o sucesso dos seus projetos.

O primeiro passo para isso é ter um site e a forma mais simples e eficiente de conseguir atingir esse objetivo é por meio do WordPress, a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, ou content management system (CMS), na sigla em inglês.

Empresas e negócios do mundo inteiro utilizam o wordpress para criar sites altamente funcionais e agradáveis, capazes de criar uma excelente experiência para os usuários que alavanca as vendas e acelera cada vez mais a conquista de novos clientes.

 

Por quê o seu negócio não pode deixar de ter um site?

Se há 10 anos atrás costumávamos ficar mais seguros ao transacionar com um negócio físico, com endereço estabelecido, essa lógica hoje mudou.

Se não conhecemos um determinado negócio ou empresa, a primeira coisa que fazemos e ir direto para a internet buscar mais informações nas redes sociais e, sem dúvida, checar melhor o site da empresa, seu histórico, seus produtos, clientes anteriores, nível de satisfação do público com os serviços prestados, segurança, reputação da marca no mercado, dentre dezenas de outras coisas que podemos pensar e, muitas vezes, se um desses requisitos parece duvidoso, já ficamos com o pé atrás.

De fato, o endereço eletrônico se tornou mais importante do que o endereço físico.

 

Criar site em WordPress: Passo a passo

O WordPress é uma plataforma de código aberto (ou open source) que apresenta inúmeras funcionalidades e plugins que servem tanto para você que quer criar um site institucional, um blog ou mesmo um e-commerce para vender seus produtos diretamente pela Internet.

Vamos agora ver o que será necessário para a criação do seu primeiro site em wordpress

Criação de sites

Escolha um nome de domínio

O Nome de domínio é basicamente o nome que o seu negócio, clínica, consultório, loja, escritório, blog, etc. terá na Internet. É por meio dele que os seus visitantes irão encontrar o seu site, seja digitando na barra de ferramentas do navegador – como, por exemplo, alxweb.com.br – ou encontrando-o no google e outros mecanismos de busca caso você aplique técnicas de search engine optimization, ou SEO, mas esse é um assunto para um momento futuro.

Na hora de escolher o seu nome de domínio é interessante se atentar para algumas dicas:

  1. Escolha um nome que tenha a ver com o seu nicho de atuação, preferencialmente, sua marca na internet já deve ser um indicativo da área em que seu negócio atua.
  2. Tenha sempre mais de uma opção de nome, já que nem sempre o nome em que você pensou primeiro estará disponível. Uma outra opção é tentar com extensões de domínio diferentes (por exemplo, .com ao invés de .com.br)
  3. Tenha em mente também qual será a percepção do usuário ao ler o nome do domínio: Será que a comunicação do que é oferecido é clara? É um nome fácil de lembrar?

Criação de sites wp

 

Escolhendo a Hospedagem de sites em wordpress

Uma vez que você já tenha definido o seu nome de domínio, chega a hora de escolher onde hospedará o seu site.

O que chamamos de Hospedagem é basicamente o aluguel de um espaço em um servidor de uma empresa especializada, para que o seu site possa ser armazenado e transmitido online para todos que o visitarem.

Hospedagem de site

Existem 3 tipos de hospedagem básicas: A hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada e o VPS, ou Virtual Private Server.

A hospedagem compartilhada é a mais barata de todas, mas também a menos potente. Nela o seu site ficará em um servidor junto com dezenas, ou até mesmo centenas de outros sites. Pode ser uma boa opção de baixo custo para quem esta começando, mas certamente não irá entregar o melhor de performance para o seu público alvo. No caso de e-commerces, que por sua própria natureza são sites mais complexos, a hospedagem compartilhada é totalmente contra indicada, mesmo para sites iniciantes.

A hospedagem dedicada é mais cara mas tende a oferecer resultados bem melhores em termos de performance e velocidade, podendo também contribuir para seus esforços de Search Engine Optimization ou SEO. Nela, o seu site será hospedado em um servidor exclusivo, sem mais nenhum outro site junto. Com a maior velocidade do seu site nesse modelo, a experiência do seu usuário será bem melhor, podendo também levar a um maior número de vendas, especialmente se se tratar de um comércio eletrônico.

Por fim, temos a hospedagem VPS, ou Virtual Private Server, que seria uma espécie de opção intermediária, na qual seu site fica em um servidor que também é compartilhado, porém cada site fica em um servidor criado virtualmente dentro daquele servidor e isolado dos demais servidores virtuais, o que tende a gerar um desempenho maior do que a hospedagem compartilhada.

 

Instalando o WordPress

Depois de escolhido o modelo de hospedagem, o próximo passo é a instalação do seu CMS, que no nosso caso é o WordPress.

Na maior parte das empresas de hospedagem, esse processo tende a não ser tão complicado, bastando que você tenha escolhido uma hospedagem cpanel ou mesmo uma hospedagem de wordpress gerenciado, na qual esse sistema já vem instalado com a compra do pacote de hospedagem.

Softaculous wordpress site

Caso a sua hospedagem seja Cpanel, basta ir até o painel de controle do servidor e utilizar um aplicativo como o softaculous para instalar o wordpress. A maioria das empresas de hospedagem terá um tutorial ensinando como fazer isso em seu caso específico, já que dependendo de qual empresa você compre, o processo irá mudar ligeiramente.

Definindo a aparência do seu site – Escolhendo o tema

Após instalar o wordpress e logar no seu site por meio do login e senha que você definiu no momento da instalação, você estará no Dashboard do wordpress:

Dashboard WordPress

Aqui, o primeiro passo será escolher o tema do seu site, que basicamente é a aparência da interface pela qual o seu visitante irá navegar.

Exemplos de temas do wordpress

Existem uma boa variedade de temas gratuitos mas, se você quer algo mais customizado, até para deixar mais de acordo com a identidade visual da sua empresa, também é possível comprar domínio premium. Existem diversas opções nesse sentido que não cabem serem expostas nesse artigo, mas falaremos melhor sobre isso no futuro.

Melhorando as funcionalidades do site – Escolhendo plugins

Para melhorar as funcionalidades do seu site, umas das melhores maneiras é através da instalação de plugins, uma das maiores vantagens do wordpress.

wordpress-plugins

Os plugins são recursos que você adiciona ao site e que desempenham um papel específico dentro dele, como criar um formulário de contato por e-mail, colocar um botão de carrinho no caso de um e-commerce, adicionar um sistema de pagamento, criar um sistema de agendamento online e muitas outras coisas.

Os plugins são uma verdadeira mão na roda para adicionar novas funcionalidades, mas, dependendo do seu objetivo, pode ser necessária a customização do site por um programador para que ele desempenhe exatamente do modo certo e não haja erros.

 

Defina sua estratégia de Marketing digital

A rigor, você poderia ter um site bem básico já aqui neste ponto, mas de que adianta um site que ninguém irá visitar não é mesmo?

Consideramos uma verdadeira necessidade que você tenha pelo menos uma estratégia de marketing para aplicar ao seu site. Entre as principais estratégias, podemos apontar:

SEO – otimização para os motores de busca, visando principalmente atrair novos visitantes e clientes por meio do google. Essas estratégia é uma das mais eficientes, especialmente se você possui uma loja virtual.

Aqui na Alx possuímos especialistas prontos para aplicar as melhores táticas de SEO para o seu site.

Anúncios – Outras estratégia bastante aplicada é a atração de novos visitantes por meio de anúncios nas principais redes sociais e plataformas online: Google, Instagram, Facebook, twitter e Linkedin, dependendo do caso.

Marketing de conteúdo – Por meio dessa estratégia você produz conteúdo de qualidade por meio do seu blog, posts, vídeos, artigos, podcasts e vários outros formatos como forma de engajar e converter seus visitantes em clientes.

 

Conclusão

Como você pode ver, existe uma estrutura clara e diversos passos, em ordem, para criar seu site wordpress do início ao final.

Embora você possa tentar fazer tudo por conta própria, é claro que essa não é a situação ideal, já que além de consumir tempo desnecessário, ainda não produzirá os mesmos resultados que o desenvolvimento de soluções criadas por especialistas com as técnicas corretas visando atender ao seu cliente da melhor maneira possível

Portanto, caso você queira entregar esse trabalho nas mãos de quem sabe, entre em contato conosco, estamos há mais de 12 anos atuando no mercado digital e podemos tirar todas as suas dúvidas para iniciar os primeiros passos desse importante projeto para o seu negócio.

Fale Conosco
Fale Conosco