Neste post vamos te contar a história da maior plataforma de e-commerce da América Latina, que já conta com mais de 20 anos de sucesso.

O Mercado Livre é uma empresa especializada no setor de comércio eletrônico, tendo sido criada em 02 de agosto de 1999 na Argentina, com sede na cidade de Buenos Aires, sendo seu fundador, o empreendedor Marcos Galperin, um homem visionário nas tendências de mercado.

Inicialmente seu formato era voltado para negociações em leilões online. Posteriormente foi ampliado para vendas e compras de produtos das mais diversas categorias, tornando desta forma o serviço de e-commerce mais popular da América Latina. Atualmente operando em 19 países, com cerca de 4 mil funcionários.

A versão brasileira do Mercado Livre Brasil chegou ao Brasil ainda em 1999, tendo como presidente Stelleo Tolda.

 

Crescimento Através de Investidores

O Mercado Livre recebeu dois aportes de investimentos por outras empresas além do capital inicial. O primeiro ainda em 1999, de US $7,6 milhões, e o segundo em maio de 2000 , de US $46,7 milhões de investimento.

Iniciou um trabalho conjunto com o eBay, quando este se tornou um dos seus maiores acionistas em setembro de 2001. Convém notar que o eBay é a pioneira no negócio, sendo a maior empresa de compras e vendas pela internet, no mundo.

 

Estratégias Importantes

Nos anos de 2002 e 2005 o Mercado Livre adquiriu alguns ativos estratégicos de concorrentes. Em agosto de 2007, realizou a sua oferta pública inicial de ações na Nasdaq, dando abertura de seu capital no mercado de ações americano. Estratégia visando atrair novos investidores.

 

Criação do Mercado Pago em 2003

Em 2003 o Mercado Livre criou o Mercado Pago, que seria o método de pagamentos entre vendedores e compradores da plataforma. Hoje ele permite que outros sites e serviços o utilizem como gateway de pagamentos. Presente em 8 países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. O Mercado Pago veio facilitar a vida de quem quer vender e comprar online, oferecendo segurança nas transações financeiras.

O Mercado Pago ainda oferece o serviço de máquinas de cartão a pessoas físicas e jurídicas. Ao concluir a venda, o saldo fica disponível na conta do Mercado Pago e a partir deste momento, o usuário pode transferir seu saldo para sua conta bancária.

Hoje já existe a conta Mercado Pago que também é uma conta digital, uma opção para quem não quer taxas mensais para fazer transferências, pagar contas e boletos pelo celular e ainda multiplicar suas economias. Tudo completamente online.

 

Apresentação do Mercado Livre em Números

  • Atualmente o Mercado Livre opera em 19 países.
  • O site conta com mais de 211 milhões de usuários cadastrados e mais de 10 milhões de vendedores.
  • São registradas no Mercado Livre atualmente a marca de 6 mil buscas e 9 vendas por segundo, sendo que 90% dos produtos vendidos são novos.
  • É o maior marketplace da América Latina, reunindo milhẽs de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços em tempo real.

Esperamos que você tenha gostado da história do Mercado Livre e até a próxima.

Fale Conosco