A quarta edição do ranking dos “50 Maiores do E-Commerce Brasileiro”, desenvolvida pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, mostra que o e-commerce é uma das forças motoras do varejo brasileiro.

Os investimentos na bolsa de valores, muitas vezes seguem a tendência de crescimento dos setores da economia e um dos que mais se destaca atualmente é o de varejo digital.

Segundo o levantamento, os dez primeiros colocados no ranking dos 50 maiores e-commerce do Brasil são plataformas e ao todo, quase a metade (24) atua como marketplace.

Para compor o ranking, a SBVC usou dados divulgados em balanços e sites oficiais ou fornecidos diretamente por representantes das empresas. Já para as companhias que não abrem números, foram usadas pesquisas das consultorias Internet Retalier e Euromonitor.

 

Dados Relevantes

As 50 varejistas listadas apresentam um crescimento nominal de 8,74 % nas vendas, enquanto o varejo online como um todo teve uma alta de 7,5 % (dados Ebit). As 50 empresas tiveram um faturamento bruto de R$ 36,2 bilhões, o equivalente a 75,89 % de todo o e-commerce brasileiro.

Nas empresas multicanal que fazem parte do ranking, as vendas via e-commerce representam 11,75% do faturamento, índice bem superior aos cerca de 5% que o varejo online representa do varejo brasileiro total.

As 10 maiores do e-commerce nacional somam R$ 29,91 bilhões em vendas, o equivalente a 62,7 % do comércio eletrônico no país.

Veja a seguir a lista dos dez maiores e-commerce brasileiros e seu faturamento em 2017:

1o. B2W Digital – R$ 8.763.600.000,00

2o. Via Varejo – R$ 4.849.000.000,00

3o. Magazine Luiza – R$ 4.353.615.616,00

4o. Walmart Brasil – R$ 3.000.000.000,00

5o. Grupo Netshoes – R$ 2.600.000.000,00

6o. Máquinas de Vendas- R$ 2.280.000.000,00

7o. Carrefour – R$ 1.752.750.900,00

8o. GFG LatAm – Dafiti- R$ 1.100.000.000,00

9o. Saraiva – R$ 708.153.000,00

10o.Privalia – R$ 500.000.000,00

Lideradas mais uma vez pela pioneira B2W Digital, com marcas como Submarino e Americanas.com, as 50 maiores varejistas do e-commerce brasileiro voltaram a ser listadas na 4a. Edição do ranking das “50 maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro”.

De acordo com o presidente da SBVC, por meio de uma metodologia exclusiva, o ranking consegue refletir as características estruturais do varejo, contribuindo para um melhor entendimento das particularidades do mercado.

Destaques do Levantamento

  • Entre as 10 maiores empresas do e-commerce brasileiro estão 6 empresas multicanal e 4 operadores pure play (que só vendem online, como a Netshoes e Privalia).
  • Dos 50 maiores e-commerces, 36 são multicanal e 14 são operações exclusivamente online.
  • Os varejistas multicanal representam 57,7% das vendas dos 50 maiores e-commerces.
  • Em 21 dos varejistas multicanal, o e-commerce tem uma participação superior à média do varejo (de 5%).
  • As 12 empresas de capital aberto presentes entre os 50 maiores e-commerces movimentaram R$ 24,16 bilhões. O número representa 66,74% do faturamento do grupo das 50 maiores e 50,64% de todo e-commerce brasileiro.
  • Das 50 maiores empresas do e-commerce brasileiro, 26 foram fundadas (ou chegaram ao Brasil) nesta década, mostrando um amadurecimento do setor mesmo durante o período recente de crise econômica.

Nota: Estes levantamentos, têm como referência o ano 2017, sendo que a 4a. Edição do ranking das 50 maiores e-commerce do Brasil se deu no ano de 2018.

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