Não é exagero dizer hoje em dia que praticamente toda a internet sofre muita influência do Google. Afinal de contas é quase realidade que o buscador em si se tornou algo muito maior que isso, sendo hoje algo que esta no centro de toda a internet.

Quem esteve navegando nos primeiros anos da internet sabe como era difícil encontrar o que se procurava. Demorou um tempo até que os primeiros buscadores surgissem, e mesmo os primeiros não conseguiam ter um filtro de qualidade muito preciso.

Era normal cair em páginas não relacionadas ao assunto que se queria, além de muitas vezes não ter resultado nenhum. Isto mesmo quando a internet já era um repositório gigantesco de conteúdos e soluções.

Junto com as políticas do Google surgiu a febre do SEO e do Google Ads, e assim vários profissionais tentam desvendar os segredos por trás de um site perfeito que alcança as primeiras posições no Google.

Uma das ferramentas mais usadas para se medir o progresso é o Google Analytics, pois além de gratuita é oferecida com dados reais do próprio Google. Mas o que é Google analytics? Como funciona?

Hoje eu separei um tempinho para te explicar tudo sobre o assunto. Assim eu espero que você tenha resultados cada vez mais interessantes, vamos conferir?

O que é Google analytics? Como funciona?

Primeiramente é importante frisar que o Google Analytics é uma plataforma utilizada para gerar análises e métricas do posicionamento dos seus sites nas buscas. Entre as várias informações prestradas por ela estão:

  • Número de acessos
  • Número de impressões
  • Quais palavras estão sendo cotadas organicamente
  • Posição das páginas

Este tipo de dado realmente te ajuda a entender como está indo seu desempenho. Assim como você pode entender em que área precisa melhorar para conseguir alavancar ainda mais os seus resultados.

Entretanto é necessário entender também que existem atividades a serem feitas. Não é porque você simplesmente encontrou algumas métricas que está tudo bem, você precisa saber o que fazer com elas.

Por exemplo, se suas posições estão muito abaixo da média, pode ser interessante melhorar a qualidade do seu conteúdo. Assim como pode ser interessante conseguir backlinks de autoridade, ou até mesmo utilizar parte das opções da plataforma para retirar links que cancelam a autoridade.

Outro ponto interessante é notar o índice de cliques na sua página em comparação às impressões. Isto é, toda vez que alguém passa pelo snippet da sua página, aquele pequeno resumo do seu conteúdo que você cria com plugins como Yoast, Rank Math ou até mesmo na raça utilizando HTML, isso gera um impressão.

Mas quantos mais cliques essa impressão gerar, melhor. Se muitas pessoas vêem seu snippet e não clicam, isso é um mal sinal. O Google está entendendo que o que você oferece na verdade não tem a ver com a busca feita.

Então trate de trabalhar isso. Em si o Google utiliza esta ferramenta também para te avisar de alguns pequenos erros e para ajudar você a subir sitemaps e outras coisas. Vale a pena conferir.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Fale Conosco
Fale Conosco