Então você quer saber o que é um CMS? Parabéns, pois chegou exatamente no local certo!

Hoje separei aqui um guia simples e compacto para auxiliar pessoas que estão iniciando no mundo web para aprender um pouco mais sobre conceitos importantes e abrangentes deste universo.

Assim, você poderá conferir uma série de dicas e orientações incríveis para não errar e se manter firme dentro do mercado.

Vamos conferir?

 

O que é um CMS?

Primeiramente é importante dizer que o CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System), ou seja é um programa em forma de site que permite a distribuição de conteúdos online.

Com ele é possível criar um site profissional em questão de minutos. Além de ser algo extremamente prático e rápido de se utilizar.

Mas com certeza seu principal diferencial está exatamente na capacidade de fazer com que você crie modificações de maneira muito mais rápida. Além de entregar uma série de ferramentas para criação de postagens e funcionalidades novas.

Em geral, grande parte da internet acaba utilizando algum tipo de CMS em sua estrutura.

Principalmente no caso de blogs, que são estruturas feitas para receber conteúdo novo de maneira constante.

 

Funcionalidades mais comuns de CMS

Outra maneira de entendermos melhor o que é um CMS é através das funcionalidades principais. Aqueles recursos que deixam esta ferramenta reconhecível entre tantas outras disponíveis no mercado.

Criação e publicação de páginas

Criar e publicar páginas pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas com certeza fica bem menos difícil quando você tem um CMS por trás.

Muitos destes programas até mesmo possibilitam uma espécie de menu arrasta e solta, deixando a criação bem mais intuitiva.

Entretanto, também é possível encontrar resultados através de orientações em blocos definidos. Assim, basta você dizer o que quer que apareça e onde.

 

Criação de postagens

Comumente utilizado em blogs, a criação de postagens na internet permite que você tenha toda uma estrutura de apresentação incrível, entregando a possibilidade de criar textos e artigos que podem ser otimizados em SEO.

Além de ser uma das principais formas de se colocar na prática o marketing de conteúdo, tão cobiçado por grandes profissionais do marketing.

 

Moderação de comentários

Outro fator diferencial deste tipo de ferramenta é a possibilidade de gerar interatividade do público com os conteúdos e páginas através de comentários. Assim, você terá em um CMS a possibilidade de gerar toda a mediação e controle dessas atividades em si.

 

Gerenciamento de mídias

Um CMS permite que você guarde e distribua mídias de todos os tipos. Normalmente este é um recurso utilizado em conjunto com a postagem escrita para gerar uma imersão maior no conteúdo e interação com a página.

O que ajuda a manter a atenção da pessoa dentro da página naquele momento.

 

Considerações finais

Para que você realmente consiga ter melhores resultados é necessário ter em mente que mesmo com toda a ajuda do CMS, um profissional de web design acaba sendo essencial.

Por isso, estou à disposição para atender as demandas deste tipo de serviço sempre que necessário, ok?

Até a próxima!