As vendas online na China têm crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionadas pelo aumento da classe média e do número de consumidores online. De acordo com um relatório da Forrester, as vendas online na China devem aumentar de alguns US $ bilhões em para US $ 1,trilhão em 2025.

 

Alibaba – História de Sucesso

Embora haja uma série de grandes varejistas online na China, o Alibaba Group é o maior e-commerce da China, com um valor de mercado de US $ 577,5 bilhões. Fundado no ano de 1999 por Jack Ma, o Alibaba é um conglomerado de negócios que inclui varejo online, serviços de pagamento, cloud computing e investimentos.

O Alibaba controla grande parte do mercado de e-commerce da China e as vendas do Alibaba cresceram no ano de 2020, já em plena pandemia, atingindo um total de US $ 1 trilhão de produtos vendidos. O Alibaba também opera o AliExpress, um varejista online que vende produtos para consumidores no mundo todo.

 

Alibaba e Seus Concorrentes

Embora o Alibaba seja o maior e-commerce da China, há um número de concorrentes importantes, incluindo o JD.com, o Suning.com e o Pinduoduo. O JD.com é o segundo maior varejista online da China e as vendas do JD.com cresceram no ano passado, atingindo um total de US $ 158,8 bilhões.

O Suning.com é o terceiro maior varejista online da China e as vendas do Suning.com cresceram no ano passado, atingindo um total de US $ 108,8 bilhões. O Pinduoduo é um novo varejista online que cresce rapidamente e as vendas do Pinduoduo cresceram no ano passado, atingindo um total de US $ 38,2 bilhões.

 

Alibaba Como Funciona?

O Alibaba opera como uma espécie de Amazon, eBay e Google ao mesmo tempo. Ao contrário do eBay, o Alibaba não é um site de leilões, e sim um mercado online para lojistas. Ao contrário do Amazon, o Alibaba vende produtos de todos os tipos, incluindo bens de consumo, produtos farmacêuticos e até mesmo carros.

Ao contrário do Google, no Alibaba os vendedores são os anunciantes. Os compradores podem pesquisar produtos por categoria, fabricante ou marca, ou simplesmente navegar pela lista de produtos mais populares.

Alibaba não é apenas um site de vendas online, mas também um centro de distribuição. Os vendedores podem fazer o pedido de produtos diretamente aos fabricantes, ou podem utilizar o Alibaba para encontrar fornecedores. Os produtos podem ser entregues diretamente aos clientes ou podem ser enviados para um centro de distribuição do Alibaba, que irá entregá-los aos clientes.

O Alibaba é o maior e-commerce da China e um dos maiores do mundo. Operando como uma espécie de Amazon, eBay e Google ao mesmo tempo, o Alibaba oferece uma grande variedade de produtos aos seus clientes.

A número um chinesa também fatura com seus serviços de tecnologia em nuvem, em alta com as empresas buscando alternativas de home office. No longo prazo, a empresa deve ser beneficiada pela crise com o avanço da digitalização na já digitalizada China.

A missão do Grupo Alibaba é facilitar a realização de negócios em qualquer lugar do mundo, para isso, a companhia permite que as empresas transformem sua forma de comercializar, vender e operar.

Fale Conosco
Fale Conosco