Ao abrir um negócio, você deve ter dados suficientes de como fazê-lo. O plano de negócio, vai facilitar e viabilizar as suas questões e problemas para abrir, gerir e crescer o seu negócio.

Um plano de negócios bem elaborado te dará entendimento acerca de mercado e público, uma definição clara de metas e planos de ação. Como também as atividades chaves para que sua empresa rode sem problemas e com um planejamento financeiro assertivo.

 

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é uma maneira de quem busca abrir um negócio, organizá-lo no papel, antes mesmo dele existir. Nele você estabelece metas, objetivos da organização e quais serão as estratégias para alcançá-los. Também é nesta fase que se faz uma análise do mercado e concorrência, do público-alvo e também do cenário financeiro.

 

Criando um Plano de Negócios para Loja de Roupas Virtual

1o. Comece organizando as suas ideias e todas as informações principais como:

  • nome da empresa;
  • logotipo e marca;
  • missão, visão e valores;
  • objetivos e metas;
  • produtos a serem comercializados.

2o. Elaboração do plano financeiro

É um dos pontos principais na elaboração de um plano de negócios. É através da elaboração de um plano financeiro detalhado que é possível saber se o negócio é viável ou não.

Qual o investimento inicial? Será o montante necessário para abrir a parte burocrática, hospedagem em site, estoque, investimento em marketing, despesas pré-operacionais e capital de giro.

A seguir virá as despesas mensais e por fim deve-se fazer uma estimativa do lucro desejado. Depois das despesas calculadas, pode-se saber o valor de investimento necessário para abrir o negócio, além de ter uma ideia do tempo de retorno necessário do capital investido.

 

3o. Escolha o seu público-alvo

Direcionar as suas ações para o seu público-alvo, faz com que você tenha chances maiores de conquistar um nicho de clientes fiéis, facilitando as suas estratégias de marketing.

 

4o. Analise a concorrência e mercado

Através da análise da concorrência encontre um diferencial para a sua loja. Descubra como a sua concorrência trabalha, quais são seus produtos, quais formas de pagamentos, etc. Através desses dados, atrair clientes para o seu negócio vai se tornar uma tarefa muito mais fácil.

Identifique também as demandas do público alvo, quais já estão sendo supridas e como estão sendo supridas e de que forma esse público ainda não foi atendido, desta forma você pode atender a essa demanda.

 

5o. Marketing a “alma do negócio”

As estratégias de marketing devem ser bem elaboradas e executadas, sem elas as vendas não acontecem. Já conhecendo o seu público-alvo, concorrentes e seus objetivos, trace um plano de marketing efetivo que traga bons resultados.

 

6o. Monte um plano operacional

Este plano acompanha e estrutura os rumos da empresa de maneira prática. Nele são elaboradas quais serão as ações diárias, semanais, mensais, etc. Que irão garantir o alcance das metas estabelecidas.

Após elaborar as etapas acima, avalie o seu plano de negócios e veja se ele se mantém dentro de todas as estruturas necessárias. Essa avaliação também deve ser feita periodicamente, pois sempre haverá alguma necessidade de alguma alteração ou readequação.

O planejamento é essencial para a saúde de qualquer negócio.

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