Como construir um e-commerce do zero? Seria este um grande desafio? Pois é, infelizmente a maioria das pessoas ainda acredita que criar uma página de internet é tão trabalhoso quanto no início dos anos 2000.

Entretanto se essas mesmas pessoas tivessem pesquisado um pouquinho mais teriam visto que naquele mesmo tempo haviam ferramentas simples e poderosas de edição. Hoje progredimos ainda mias e temos sistemas que nos permitem montar sites completos e robustos em um tempo muito curto.

O mesmo vale para os sites que possuem objetivo de serem utilizados como e-commerce. Assim fica tudo muito mais fácil, possibilitando com que uma pessoa comum possa gastar apenas algumas horas para criar seu sistema de vendas.

Entretanto é válido lembrar que um trabalho profissional, embora saia mais caro, ainda é realmente o mais recompensador no médio e longo prazo. Afinal de contas você terá estéticas únicas e funcionalidades exclusivas.

O fato é que hoje quero te mostrar como construir um e-commerce do zero. Assim você pode ter resultados ainda mais interessantes e reais. Vamos conferir?

Como construir um e-commerce do zero – Guia Completo

Primeiramente é importante notar que algumas partes do serviço podem parecer um pouco técnicas. Mas a verdade é que elas são facilmente dominadas com alguma pesquisa focada.

Como por exemplo é o caso da hospedagem do site. Você precisa antes de mais nada comprar um domínio e contratar uma hospedagem. Isto é, comprar um nome para um site e um local para guardar os dados dele.

Para comprar um domínio você pode utilizar serviços como a GoDaddy, Hostgator e semelhantes. Nestes locais você escolherá também a terminação do domínio, onde a mais comum no Brasil é “.com.br”.

Entretanto podemos falar sobre outros tipos, como o “.com”, “.live”, “.net”, “.space”… São várias opções, e ainda é possível criar um específico para você. Só que o fato é que quanto mais fora da curva, menos original seu site parece.

Após comprar seu domínio, cujo pagamento é feito normalmente de maneira anual, você precisa então focar na sua hospedagem. Normalmente o site que vende o domínio também vende a hospedagem, mas ela é paga com valores mensais.

Sistemas disponíveis

A grande sacada aqui é utilizar um sistema que crie a loja de maneira automática para você. Embora não seja o ideal, dá para quebrar um galho se você precisa de uma loja urgente Opções modernas são o WooCommerce, Shopify e Magento. Ao instalar um deles em sua hospedagem, algo que normalmente é disponibilizado junto de um tutorial rápido, você já tem o que precisa para começar.

Entretanto pode ser interessante procurar na internet um tema para a sua loja. Um tema em si é um pacote de layout e estilo pronto, que irá fazer com que seu site tenha uma cara completamente agradável.

Isto gera ainda mais resultados, pois seu site ganha mais credibilidade, e muitas vezes o design em si gera mais conversões e vendas.

Algumas plataformas inclusive incluem opções de blog para que você consiga utilizar o Marketing de Conteúdo, trabalhando até mesmo seu SEO.

O ideal, claro, é contratar um profissional para criar seu e-commerce

Fale Conosco
Fale Conosco