Neste artigo, vamos analisar a taxa de conversão média do e-commerce por segmento no Brasil.

A taxa de conversão é a proporção de visitantes que efetivamente compram um produto ou serviço em um site de e-commerce. Ela é calculada pela divisão do número de vendas totais pela quantidade de visitantes x 100.

A fórmula é a seguinte: – (número de vendas/quantidade de visitas) x 100

Se sua loja recebeu 1000 visitas e 20 consumidores finalizaram a compra, temos uma conversão de 2%, pois (20/1000) x 100 = 2%.

No Brasil, a taxa de conversão média do e-commerce em foi de 1,65%, o que significa que, em média, de cada 1000 visitas ao site, 16 ou 17 se convertem em vendas.

Os variados nichos de vendas online, tem particularidades de acordo com os seus segmentos com diferentes comportamentos. Cada especialidade terá seu resultado específico.

 

Taxa de Conversão Média do E-Commerce por Segmento

Veja a seguir a taxa de conversão média do e-commerce por segmento, segundo pesquisas realizadas. Os números referem-se à experiência por desktop e dispositivos móveis respectivamente:

  • Alimentos e bebidas: 2,4%
  • Vestuário: 2,2%
  • Eletrônicos: 1,5%
  • Jóias e acessórios: 1,4%
  • Serviços: 1,2%
  • Esporte e lazer: 1,1%
  • Livros, música e cinema: 1,0%
  • Informática: 0,8%
  • Pets: 0,7%
  • Outros: 1,9%

Você sabe como trabalhar a taxa de conversão de acordo com o segmento?

Para que o nível da sua taxa de conversão melhore, você deve acatar ações de como entender seu público, suas necessidades e também a maneira de como ele se comporta.

Valorize fotos, detalhes, cores, acabamentos etc., diferenciam-se dos demais, tudo relacionado ao produto que você comercializa.

Junte isso à “mídia paga” e “links patrocinados”, como Google Ads e Facebook Ads. Para ter efeitos realmente válidos, encontre e segmente a sua audiência. O tráfego que as campanhas geram precisa ser de qualidade para haver “influência positiva na taxa de conversão”.

Não adianta gerar um tráfego alto se esses leads (alguém que forneceu suas informações de contato) não estiverem qualificados, pois você irá gastar dinheiro e não irá resolver o problema de conversão.

 

Erros que Podem Prejudicar a Taxa de Conversão do E-Commerce

  • Falta de informação – quando você disponibiliza descrições superficiais sobre o produto, isto pode gerar insegurança ao consumidor quanto a utilidade do produto.
  • Falta de imagens e vídeos explicativos dos funcionamento e aplicação de cada item do produto.
  • Navegabilidade do site comprometida quando não há a devida atenção às necessidades do usuário no momento da busca.
  • Falta de disponibilização de filtro torna a experiência da compra um tanto complicada. Inclua a personalização na busca por cor, marca, tamanho e preço. Estabelecer uma categorização também ajuda.
  • Preste atenção aos CTAs (calls to action), você deve entender quais geram mais engajamentos e cliques. Esses botões precisam ter um destaque adequado, para serem encontrados facilmente.
  • Não disponibilizar várias formas de pagamentos é outro erro que faz com que haja abandono de carrinhos.

 

Portanto, é cada vez mais importante para os empreendedores ter um site de e-commerce e direcionar seus esforços para os segmentos com as melhores taxas de conversão. Além disso, é importante estar ativo nas redes sociais, pois os consumidores estão cada vez mais utilizando esses meios para fazer compras e adquirir informações sobre novos produtos e serviços.

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