Se você está começando a caminhar no mundo do marketing digital pode ter tido um pouco de confusão tentando entender tantos termos. É normal, e com o tempo você vai se acostumar.

Mas um deles que você realmente precisa entender o mais rápido possível é sobre a taxa de conversão. Sem conhecer sua taxa de conversão é praticamente impossível saber se sua estratégia de marketing está indo para o caminho que deveria.

Hoje gostaria de explicar melhor o que é taxa de conversão e como melhorá-la. Assim você pode andar de maneira mais racional e confiante para o caminho do sucesso. Vamos conferir?

O que é taxa de conversão e como melhorá-la?

Primeiramente é importante dizer que a taxa de conversão é aquela que avalia seu desempenho de acordo com os seus acessos.

Digamos que por exemplo, você tenha um site e queira capturar leads nele. Então basta pegar o número de leads que você conseguiu em um determinado período de dividir pelo número de acessos.

O resultado então é multiplicado por 100, e esta será sua taxa de conversão. Mas você também pode aplicá-la para coisas como vendas, downloads e semelhantes.

Quanto maior for sua taxa de conversão, melhor estará sendo o desempenho da sua campanha.

Quando você trabalha com um funil de vendas, cada etapa pode ter a sua taxa de conversão calculada, o que é realmente um diferencial. Muitas vezes sendo aquilo que vai te mostrar onde você está errando e por onde precisa começar a melhorar.

Um ponto que é preciso ser dito é que você não vai conseguir definir algo como por exemplo uma taxa de conversão ideal. Sempre existirão variações, e muitas. Uma taxa de conversão de vendas que atinja 33% é realmente impressionante, quase impossível.

Agora, uma outra taxa de 5% de conversão através dos seus acessos em leads, pode estar de ótimo tamanho.

Como melhorar a taxa de conversão?

Um bom jeito de começar a transformar as coisas é utilizando uma série de testes A/B. Onde você basicamente cria duas opções de posts, ambas com pequenas alterações em relação a outra.

Assim que eles forem publicados você vai conseguir captar na métrica exatamente qual deu mais resultados.

Outro ponto extremamente importante é aprender a trabalhar seu copywriting. Aqui estão técnicas que definitivamente irão melhorar sua taxa de conversão.

Se você não sabe o que é copywriting, basicamente é um conjunto de ações e práticas para criar textos persuasivos. Ainda que esta seja uma comunicação baseada em imagens.

Um bom ponto de partida seria aprender sobre gatilhos mentais. Gatilhos mentais são palavras, imagens ou sons que causam uma reação involuntária e instantânea na pessoa.

O exemplo mais clássico utilizado é o gatilho da urgência. Ao ver um site com um item que você gostava, provavelmente acabou alguma vez ignorando e deixando para comprar depois.

Mas e se você tivesse recebido uma mensagem que o item que você queria comprar é o último do estoque? A reação poderia ser diferente.

Bom, este é um exemplo do caminho que você deve seguir para ser bem sucedido. Se quiser entender mais sobre como aumentar sua taxa de conversão, entre em contato conosco!

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