Muitos são os conceitos que você encontra hoje em dia relacionados à internet. A incessante inovação tecnológica realmente não facilita o trabalho para quem tem preguiça de acompanhar.

Sendo assim é comum que a maioria das pessoas acabem com limitações básicas quando não compreendem alguns conceitos fundamentais.

Hoje gostaria de tomar algum tempo para explicar o que é Webdesign, um dos principais pilares da atualidade. Vamos conferir?

O que é Webdesign?

Webdesign é uma área de atuação voltada principalmente ao desenvolvimentos de sites e aplicações web. A ideia principal é criar a interface de apresentação ao usuário (parte do chamado de front end) através de layouts.

A ideia gira principalmente em torno de linguagens de marcação, como por exemplo o HTML. Mas também envolve conceitos básicos como o CSS e frameworks de programação como os de JavaScript.

O profissional de Web Design se chama Web Designer, e é muito comum confundir os dois conceitos.

Também é possível encontrar Web Designers que trabalham diretamente com ferramentas prontas, como por exemplo o WordPress, Droplet e semelhantes.

Este tipo de gerenciador de conteúdo permite uma manipulação da apresentação e imagem sem muitas vezes precisar de um conhecimento de programação web.

Conceitos importantes

Existem vários termos que são chave para o entendimento geral do tema do web design. E conhecer eles vai te dar uma ajuda quando se deparar com a necessidade de contratação de algum serviço semelhante.

Vamos ver aqui os principais:

Responsividade: Quando se fala em responsividade o foco principal do Web Designer é criar um site que responda positivamente a qualquer tela em que o site for exibido. Seja em um celular ou computador, as coisas precisam funcionar a ponto de você conseguir visualizar tudo de maneira confortável.

Escaneabilidade: Este é um conceito que busca tornar toda a visualização do conteúdo agradável. Um site escaneável deve ser fácil de se ler, além de ser fácil encontrar a informação pela qual você está procurando.

Velocidade: Um site meramente bonito não é algo muito funcional, pois as informações podem demorar para serem carregadas. Quem aí já navegou na era da internet discada com certeza lembra de como era chato esperar às vezes 2 ou 3 minutos uma página de internet carregar.

O fato é que a velocidade de resposta e carregamento de um site devem ser levadas em conta pelo web designer, pois isto afeta a experiência do usuário, além de prejudicar métricas como o SEO.

Vale a pena contratar um web designer?

A resposta realmente fica no campo “depende”. Muitos fatores podem influenciar esta escolha, como por exemplo o orçamento disponível.

Com certeza este é o caminho ideal para quem quer um site perfeito, mas pode ser que sua prioridade inicial seja a propagação do site em si.

No mais é isso, espero que tenhamos te ajudado neste quesito. Qualquer dúvida estamos à disposição.

Fale Conosco
Fale Conosco