O que é hospedagem de sites em Linux? Se você se fez esta pergunta é porque provavelmente já deve ter entrado em contato com algum tipo de serviço de hospedagem. E se você realmente quer comandar um site de qualidade, então precisa de um servidor de qualidade também.

E claro, os serviços com hospedagem em Linux costumam ser mais baratos, principalmente porque estamos tratando de um software livre e gratuito. Onde muitas vezes a velocidade e segurança são em maior grau do que as opções tradicionais.

Mas trabalhar diretamente com um servidor destes pode exigir uma série de conhecimentos específicos, seja como for, trarei aqui uma série de informações úteis para você entender melhor do que se trata.

Vamos conferir?

 

O que é hospedagem de sites em Linux?

Primeiramente é importante entender que uma hospedagem de sites é um serviço bastante comum onde um servidor irá guardar os dados do seu site e então distribuí-los para quem tentar acessar o endereço dele.

Em geral, o que temos aqui é um servidor, que é um computador bastante robusto e com capacidades específicas de processamento e comunicação rápidas. Ele executa um número enorme de funções e chamadas por pedidos de site.

Em geral, o hardware dos servidores são os mesmos se compararmos um servidor normal e um servidor Linux.

A diferença está exatamente no sistema operacional, que para muitas pessoas é irrelevante.

 

O que é o sistema operacional Linux?

Um sistema operacional é um programa específico que se comunica com o Hardware do computador e traz uma base de operação para outros programas e interação com o usuário.

Desta forma, toda a manipulação de memória, controle de periféricos, projeção de imagens no monitor, podem acontecer. Tudo quem controla é o sistema operacional, e podemos ver hoje 3 gigantes no mercado:

  • Windows;
  • Linux;
  • MacOS

Isto levando em conta computadores Desktop, ignorando smartphones e outros dispositivos.

Seja como for, o sistema operacional Linux é um programa baseado no sistema Unix, um dos primeiros criados.

É um sistema leve, bastante robusto em ações e forte em segurança. Além de ser um software livre, o que não gera nenhum custo com assinaturas.

Ele irá exigir todo um treinamento específico para quem é da área de TI. Entretanto, se o seu objetivo é basicamente hospedar um site simples, que será feito em WordPress ou outra plataforma, isto fará muito pouco diferença.

Afinal de contas, você não terá contato direto com o sistema operacional em si, o que você fará é utilizar um sistema já pronto que não vai exigir nenhum tipo de interação direta com o sistema operacional da sua parte.

Então, você terá um valor reduzido com uma série de vantagens bastante interessantes para poder fazer suas criações.

Mas para quem quer desenvolver do zero uma solução online, é realmente importante pensar se um servidor Linux seria a melhor opção. Afinal de contas, pode ser pouco produtivo ter que aprender a utilizar um do zero.

Seja qual for o caso, a Cloudways é uma das melhores opções para quem deseja realmente conquistar um serviço de hospedagem de primeira, sendo ela Linux ou não.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!