Ter uma loja virtual não é nada fácil. Constantemente nos esbarramos com vários desafios, sejam eles de ordem de infraestrutura ou mesmo por conta de problemas como a organização, financeiro e outras fontes.

Existe também o caso em que o próprio negócio toma forma e acaba ficando muito maior do que uma pessoa só consegue dar conta. É neste momento que começam as contratações. Onde mesmo a possibilidade de um freelancer esporádico não é suficiente.

Mas quais cargos contratar? Quais são as opções que nós realmente podemos levar em consideração para o nosso sucesso?

Hoje gostaria de falar um pouco mais sobre o cargo do analista de e-commerce e o que ele faz. Vamos ver uma pequena síntese do que este profissional pode realmente fazer pelo seu negócio.

Vamos lá?

 

Analista de e-commerce: o que faz?

Primeiramente, é importante dizer que o analista de e-commerce é um profissional multiuso que irá realizar tarefas pontuais para a sua empresa. A maioria delas é rotineira e necessária, enquanto outras podem ser feitas em momentos especiais.

Em geral, as ações podem envolver as configurações do site, operar a plataforma de CMS utilizada para a construção do mesmo, assim como utilizar ferramentas novas, plugins e outros para integrar funcionalidades.

Ele também é um profissional que deve aprender sobre como resolver os erros mais comuns, e até mesmo pesquisar para corrigir bugs mais difíceis.

Suas habilidades também vão para o ramo do design gráfico e do marketing. Principalmente para criação de conteúdos e também para divulgação em redes sociais de campanhas e controle de tráfego.

Mas é inegável que grande parte do seu trabalho vai ficar em torno de ações mais manuais, como por exemplo registrar produtos dentro da loja, organizar promoções e atender clientes.

 

Como escolher um bom analista de e-commerce?

Existem muitos pontos a serem levados em consideração, afinal de contas, estamos sempre procurando contribuições muito eficazes para nossos trabalhos. E neste caso, um profissional adequado é crucial para manter a nossa operação em pleno funcionamento.

Um bom analista de e-commerce não precisa ter exatamente uma graduação ou curso técnico na área, mas é um diferencial.

Entretanto, o que realmente conta aqui é a experiência. Se você não tem muita paciência para ensinar alguém, ou mesmo não tem muita noção do negócio em si, é normal que você vá gastar algum tempo com esta pessoa.

Então, você pode utilizar a nomenclatura normal de júnior, pleno ou sênior para trabalhos técnicos. O júnior é alguém iniciante que sabe fazer o básico, enquanto o pleno é um profissional completo. Já o sênior é alguém com muita experiência e conhecimento vasto de anos de trabalho, talvez décadas.

Mas lembre-se que quanto maior a experiência, maior a escassez do profissional no mercado e o seu salário.

 

Conclusão

Em síntese, o analista de e-commerce é o profissional mais necessário no início do seu negócio. Entretanto, o ideal não é correr atrás de um em específico, mas sim procurar uma consultoria especializada.

Aqui estamos para te ajudar nesta tarefa. Entre em contato e teremos prazer em te ajudar a conquistar bons resultados.

Até a próxima dica!

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