Há alguns anos foi percebido pelo comércio uma crise pela qual as livrarias físicas vem passando. Cultura e Saraiva, gigantes neste mercado, vem fechando lojas e acumulando dívidas.

E aí vem o seguinte questionamento: Vale a pena vender livros pela Internet? A resposta direta é sim, vale, mas neste artigo iremos detalhar o porquê e como fazer isso. Fique com a gente e acompanhe!

Vender livros pela Internet – Vale a pena?

Vindo na contramão das lojas físicas, as lojas virtuais vem crescendo fortes, não somente com os líderes do mercado mas com novos empreendedores também.

Para evidenciar isto com dados, o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) registrou entre maio e junho de 2018 um aumento de 31% das vendas de livros, o que equivale a um faturamento de R$109 milhões.

Agora que temos dados que evidenciam um cenário animador, temos que responder a pergunta “como vender livros pela internet?”. E para isso é importante saber o que seu cliente quer, qual nicho você deseja explorar, dar dicas exclusivas e mais, para que essa compra se torne uma experiência.

Vendendo livros online

Começar a empreender online é muito mais fácil do que no meio físico porque os custos iniciais são mais baixos, a manutenção é mais barata, as barreiras de entrada são muito menores e a clientela é muito mais ampla.

Se você souber explorar as oportunidades e seguir as dicas certas, irá se destacar.

Utilize Marketplaces

A vantagem de utilizar um marketplace é que como geralmente pertencem à grandes redes varejistas, eles recebem milhares de clientes diariamente, portanto tem um alto fluxo, e ainda possuem alta credibilidade.

Por exemplo, o B2W Marketplace, criado pelas marcas Shoptime, Americanas e Submarino, é uma ótima plataforma para você iniciar. Você não precisa ter nenhum capital inicial, o site apenas cobra uma taxa por venda.

Dê o máximo de informações sobre os livros

Você tem que se colocar no lugar do cliente. Como ele não está numa livraria física, podendo folhear o material, quanto mais informações disponíveis sobre o produto você colocar, melhor.

Lembre-se de colocar informações como edição, autor, idioma, número de páginas, qual tipo de capa disponível (capa dura ou brochura), ano de publicação e editora. E muito importante, a foto da capa apresentada deve ser a mesma que você vende.

Outra informação extremamente importante é a sinopse do livro, seguindo as informações oficiais. É importante ter essa informação cadastrada para clientes que ainda não conhecem a história e procuram um novo livro confirmem seu gosto pessoal.

Disponibilidade

Ter os livros em estoque irá diminuir seu prazo de entrega, o que pode ajudar seu número de vendas a subir, afinal pessoas preferem comprar de quem entrega mais rápido.

Saiba controlar seu estoque sabiamente. Livros mais vendidos devem ter mais unidades, e caso a demanda de algum livro começar a subir, é válido investir na compra.

E essas foram as dicas de hoje! Esperamos ter ajudado, mas caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-a abaixo nos comentários! Até a próxima dica!

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