O Google Analytics é um dos serviços de web analytics mais utilizados no mundo. Sendo ele ainda gratuito e oferecendo toda  uma gama de recursos para proprietários de sites comerciais ou não,  e webmasters analisarem o tráfego de seus sites.

O Google Analytics para e-commerce é uma ferramenta essencial no seu desenvolvimento.

 

 Como Funciona o Google Analytics

No geral, o Google Analytics funciona de forma simples. Depois de instalar um código simples em seu site, o Google Analytics coleta dados sobre o tráfego do site e os armazena em um banco de dados. Esses dados incluem informações sobre quantas pessoas visitaram seu site, de onde elas vieram, o que elas fizeram quando estiveram lá e quanto tempo passaram no seu site.

 

Como o Google Analytics Pode Ajudar a Melhorar o Desempenho do seu E-Commerce

Com esses dados coletados pelo Google Analytics, você pode analisar o desempenho do seu site de seu e-commerce e tomar medidas para melhorá-lo. Por exemplo, você pode usar o Google Analytics para descobrir quais páginas estão recebendo o maior número de visitas e ver se há algo que você pode fazer para melhorá-las.

Você também pode usar os dados do Google Analytics para descobrir quais são os termos de busca que estão sendo usados para encontrar o site de seu e-commerce  e verificar se você está usando as palavras-chave certas nas páginas do seu site.

Relatórios do Google Analytics

Além dos dados coletados, o Google Analytics fornece uma série de relatórios que podem ajudá-lo a entender melhor como o site do seu e-commerce está sendo usado. Por exemplo, o relatório “Páginas por visita” mostra quantas páginas uma pessoa visitou em seu site durante uma visita.

O relatório “Sessões” mostra quantas visitas seu site recebeu durante um determinado período de tempo. O relatório “Taxa de rejeição” mostra quantas visitas seu site perdeu por causa de problemas como erros de página ou tempo de carregamento lento.

Google Analytics é uma excelente ferramenta para auxiliar na gestão de qualquer tipo de site de, seja ele comercial ou não. No entanto, ainda é possível melhorar alguns recursos oferecidos pela ferramenta. Por exemplo, o Google Analytics não fornece dados sobre o número de cliques em um anúncio ou o quanto um anúncio está gerando lucro para o proprietário do site a menos que você faça integração com os dados do google ads.

Os dados coletados pelo Google Analytics irão refletir o estado atual de seu e-commerce, tornando esses dados mais palpáveis,  por isso se tornam um instrumento de extrema importância para o e-commerce.

Embora o Google Analytics seja uma ferramenta útil, é importante lembrar que ela não oferece respostas definitivas para todas as perguntas. Ela fornece um grande volume de dados úteis, mas é necessário analisá-los cuidadosamente para descobrir qual é o impacto que cada mudança pode ter no seu site.

Dada a sua grande utilidade, o Google Analytics é uma ferramenta que todo dono de e-commerce deve considerar utilizar em seu site.  O Google Analytics é um aliado para quem deseja alavancar  as vendas e conquistar o sucesso no mercado digital.

Fale Conosco
Fale Conosco