Quando se pensa em e-commerce, as primeiras coisas que vêm à mente são as possibilidades de vendas e lucros que esse ambiente proporciona. No entanto, para ter sucesso nesse mercado é preciso mais do que apenas uma boa ideia e um site bonito. É importante ter um bom funil de vendas, que guie os seus clientes desde o primeiro contato até a compra efetiva.
Mas o que é um funil de vendas?
Basicamente, é todo um processo que ajuda você a converter mais visitantes em clientes.
De uma forma mais ampla, o funil de vendas é um processo de marketing que tem como objetivo converter leads em clientes, utilizando técnicas de Inbound Marketing, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde seu primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda.
Esse processo é dividido em quatro partes: – atração, conversão, retenção e fidelização que representa o caminho que o cliente faz até fechar a compra.
Etapas:
- Atração: é a etapa em que você atrai potenciais clientes para o seu negócio. É importante que você tenha uma boa estratégia de marketing para atrair a atenção dos consumidores;
- Conversão: consiste em converter os leads em clientes através de uma oferta de valor, como um e-book, um cupom de desconto, etc.;
- Retenção: consiste em manter os clientes através de ações de relacionamento, como e-mails marketing, ofertas especiais, cupons de descontos, etc.;
- Fidelização: esta etapa consiste em transformar os clientes em fãs através de ações de marketing, como concursos, promoções, etc. O seu cliente feliz com a experiência, deixa uma avaliação positiva na seção de depoimentos e se torna um promotor de sua empresa.
Porquê Utilizar um Funil de Vendas no seu E-Commerce?
Apostar em um funil de vendas traz para seu e-commerce vários benefícios tais como:
Aumenta a Produtividade
Quando bem estruturado, um funil de vendas permite mensurar a produtividade de analistas da área de marketing. É possível ver em que áreas a equipe apresenta dificuldades e desta forma realizar treinamentos e ver os resultados.
Otimiza a Gestão
Com a segmentação e a padronização do ciclo de vendas, estabelecidos no funil, cada fase do processo se torna mais ágil e objetiva, com uma equipe mais focada e assertiva.
Oportunidades são Aproveitadas
Com o funil de vendas implementado, se pode acompanhar o status de cada venda em tempo real, sendo mais fácil implementar estratégias que visam o fechamento do negócio.
Previsão de Resultados
Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.
Oportuniza o Desenvolvimento de Produtos
No contato com os clientes, a empresa obtém informações valiosas que apontam novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos pela organização. Desta forma é possível superar as expectativas dos clientes.
Implementar um funil de vendas é um processo que exige dedicação e paciência. Mas os resultados valem a pena e você verá que os seus lucros aumentarão significativamente.
Por isso, invista em um bom funil de vendas e conquiste o sucesso no e-commerce!