Não é de hoje que temos uma grande variedade de modelos de empreendimentos que utilizam a internet. Vários deles conseguem ter resultados surpreendentes, como por exemplo o sistema de negócios online que foi introduzido no Brasil principalmente pelo Alex Vargas.

A maioria dessas pessoas utiliza o sistema de mercado de afiliados. Mas tem quem também queria fazer algo mais complexo com algum tipo de loja virtual. Porém, seja qual for a abordagem, no final todo sistema de venda online passa pelo famoso funil de vendas.

Você precisa de qualquer jeito montar uma estrutura perfeita para a captação eficaz de leads. E isto muitas vezes não é um trabalho que não se faz do dia para a noite, muito menos é algo que se consegue de graça.

Há quem tente fazer tudo utilizando pacotes gratuitos de ferramentas, mas eu já adianto que esta não é uma boa ideia, até porque muitos irão infelizmente se deparar com situações realmente frustrantes com seus resultados.

E uma hora você vai se esbarrar no dilema, escolher um CRM ou uma ferramenta de email marketing? Parece lógico que uma ferramenta de email marketing, muito mais barata, seja a primeira opção.

Então por quê usar um CRM para o seu negócio online? É exatamente sobre isto que eu vou falar com você hoje. Entenda os motivos reais para fazer uma escolha tão robusta quanto esta.

Por quê usar um CRM para o seu negócio online?

Primeiramente vamos entender a sigla CRM, ela significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente (Client Relationship Manager). Ou seja, embora ela tenha as funções embutidas de um sistema de email marketing ela vai além e oferece ainda mais opções.

Há sistemas de CRM que oferecem serviços de telefonia, whatsapp marketing, entrega de sms e outros. Um serviço extremamente básico por exemplo é a criação de landing pages, sendo que alguns quase se tornam um serviço de hospedagem completo.

A criação de campanhas com marcação de leads e alguns outros filtros é interessante, e pode ajudar você a cadastrar seus clientes e contatos de acordo com suas compras, recusas e interesses.

Muitos dessas ações também são feitas por ferramentas de email marketing que não mudam seu nome por motivos estratégicos. Mas em essência eles já se tornaram a muito tempo em um serviço completo de CRM.

Talvez eles não tenham um canal Omnichannel, onde você poderá responder clientes pelo Whatsapp, Facebook, Instagram e telefone, mas fazem tudo o que um sistema de CRM faz.

Um outro motivo óbvio da escolha é que um serviço desses também traz algumas diferenças mínimas no preço. Sendo que muitas vezes é até mais barato que um sistema de e-mail marketing.

Ou seja, você ganha mais funcionalidades por um preço ainda mais acessível. Sem contar que estamos falando de funcionalidades que permitem criar campanhas mais calibradas, para dar ao seu público um resultado muito mais satisfatório.

Você terá um ROI ainda maior, sem realmente uma saída para muitos iniciantes que não conseguem fazer a primeira venda.

No mais é isso, quaisquer dúvidas estou à disposição nos comentários.

Um grande abraço!

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