Qualquer grande negócio é cativo de uma organização e gestão próprias. Mas seria uma loja virtual algo que também necessita deste tipo de atividade?

O que faz um gerente de e-commerce? Esta é uma dúvida comum para aqueles que estão iniciando uma carreira na área da administração, assim como é importante para quem está pensando em seguir um rumo mais organizado para seus negócios pessoais.

Hoje estamos aqui exatamente para falar um pouco mais sobre este tipo de trabalho e o que ele faz.

Vamos conferir?

 

O que faz um gerente de e-commerce?

Primeiramente é importante pensar que todo pequeno negócio começa com uma organização mais humilde. Até porque é normal que as pequenas empresas sejam inicialmente trabalhos esporádicos, algo como o famoso “bico”.

Tudo começa pensando em se fazer uma renda extra e depois de um tempo acaba se transformando em algo por si só.

No caso das lojas virtuais isto é bastante comum, e várias pessoas acabam sendo surpreendidas quando as coisas começam a sair de controle.

Entretanto, a grande verdade é que você pode de verdade alcançar o sucesso e grandes resultados com uma organização básica. Mas nem todos possuem tempo para realizar as ações necessárias para se chegar a este patamar.

É por isso que surgiu a profissão de gerente de e-commerce. Nesta função a pessoa fica encarregada da gestão do e-commerce de uma maneira geral. E ele se torna uma peça chave para todos os tamanhos de empresas que ainda não são de capital aberto.

 

Ações de um gerente de e-commerce

Podemos listar muitas ações que são responsabilidade de um gerente de e-commerce.  E a primeira delas é conhecer de maneira correta o comprador. Ter uma noção do seu cliente permite montar uma estratégia correta e guiar o seu negócio na direção que deseja realmente ir.

Além disso, é importante notar que a gestão de vendas diretas e indiretas usando e-commerces e Marketplace também são realizadas pelo gerente.

Principalmente intervindo em casos específicos em que a plataforma não parece permitir uma ação em específico.

O gerente também será responsável pela organização do marketing da empresa. Embora esta função normalmente seja designada para um funcionário à parte quando o negócio começa a se expandir demais.

A operação de sistemas CRM também acaba fazendo parte de sua função. Sendo responsável por criar estruturas e organizar as relações de maneira automática com os seus clientes.

O mesmo pode valer para sistemas mais completos, como por exemplo ERPs, que acabam concentrando ainda mais funções e módulos para serem trabalhados. Mas de maneira geral este é sim um excelente meio de se garantir resultados.

O gerente em questão pode acabar tendo a necessidade de operar e fazer consultas em bancos de dados, usando principalmente a linguagem SQL. Entretanto, isto não é uma necessidade imediata da empresa nos primeiros momentos.

Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham esclarecido um pouco mais sobre o que faz um gerente de e-commerce.

Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o tema, estamos à disposição nos comentários.

Até a nossa próxima dica!

Fale Conosco
Fale Conosco