Sem dúvida nenhuma a mudança de nome da empresa Facebook para Meta trouxe um grande reboliço na comunidade de tecnologia mundial. A ideia de um metaverso é para muitos bastante chocante, e com certeza é algo importante para se manter de olho no futuro.

Entretanto, a grande verdade é que ainda existe muita especulação e pouco material palpável de fato.

Então o que seria realmente metaverso? E para nós que trabalhamos com e-commerce, o que ele realmente significa para o nosso futuro?

Hoje resolvi trazer uma breve reflexão para que você tenha um vislumbre do que provavelmente está por vir.

Vamos conferir?

 

O que é o metaverso?

O conceito de metaverso é basicamente a criação de um universo paralelo feito com recursos de realidade virtual. É como se os jogos e redes sociais fossem levados para um próximo nível, e então você pudesse entrar numa simulação bastante importante em vários sentidos.

Entretanto, este conceito ainda é um pouco vago e não consegue tomar uma grande forma. Principalmente por estarmos um bocado longe do que a ideia original promete. Sendo que só saberemos como ele de fato vai funcionar quando as pessoas utilizarem ele no dia a dia.

Os principais obstáculos hoje são a limitação de processamento de hardware, tanto para servidores quanto para os terminais dos usuários em si. Assim como o preço de equipamentos de realidade virtual, onde somente os óculos podem ser um valor absurdo para a maioria das pessoas.

E vamos voltar neste ponto, embora o metaverso seja criado para um propósito e um objetivo claro de uso, são os usuários que irão digitar se tudo vai funcionar do jeito original ou não. Então não há como fazer grandes previsões até que todos estejam envolvidos com o uso.

 

O que o metaverso significa para o futuro do e-commerce?

Em geral é importante entender que muitas lojas irão migrar para esta realidade. E isto significa principalmente duas coisas.

A primeira delas é que você terá que criar novas formas de lojas, onde será possível exibir seus produtos de uma maneira diferenciada. Quem sabe em breve não será necessário criar modelos 3D de tudo para que você consiga fazer uma boa apresentação virtual.

Assim como é importante se atentar pelo fato de que poderão existir produtos novos, que hoje em dia nem sequer fazem sentido. Por exemplo, você pode encontrar produtos para personalização de avatares, ou mesmo itens que serão utilizados dentro da realidade virtual.

De maneira geral aqueles que já trabalham com ecommerce acabarão a frente dos demais. Sendo uma vantagem realmente interessante.

Isso faz com que nunca tenha sido tão importante aprender técnicas de venda e marketing para aplicar diretamente em vários contextos.

 

Considerações finais

Infelizmente ainda precisaremos esperar alguns anos para ter uma ideia da totalidade de tudo que está por vir. Mas aqueles que souberem conquistar seu lugar ao sol com certeza terão grandes resultados.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis.

Até a próxima dica!

Fale Conosco
Fale Conosco