O modelo de marketplace tem sido um dos maiores casos de sucesso dentro do empreendimento online nos últimos anos. Hoje, uma das maiores empresas do mundo é a própria Amazon, que se fundamenta neste modelo de negócios.

Entretanto, várias empresas lançaram as suas modalidades e funções de marketplace e ao mesmo tempo não conseguiram ser tão destacadas. Ficando até mesmo a dúvida se vale a pena conhecer e investir em uma loja desta forma.

Um exemplo que posso trazer aqui é o próprio modelo de marketplace do Facebook. Ele vale a pena?

Hoje preparei uma análise completa desta ferramenta e pretendo te mostrar como conseguir bons resultados através dela.

Vamos conferir?

 

Marketplace do Facebook: Como funciona?

Primeiramente é importante entender que o marketplace no Facebook funciona de modo ligeiramente diferente de outras plataformas. Ele não é um local para criar uma loja virtual, mas sim um tipo diferente de grupo de pessoas.

Por muito tempo, quase desde a implementação de grupos no Facebook, as pessoas criavam grupos específicos para fazer compras e vendas diversas. Muitos grupos eram feitos por nicho de atuação enquanto outros por localização geográfica.

Isto chamou a atenção da administração do Facebook, que depois de um tempo começou a trabalhar com uma funcionalidade específica.

Então, o que ele faz é basicamente permitir que você faça anúncios com preços e informações de contato. Algo que pode ficar exclusivo a um grupo só ou ser replicado para outros.

Assim, as vendas são feitas de maneira direta, sem intermédio e sem garantias por parte do Facebook. Não há nenhum tipo de ferramenta para pagamentos diretos, e também não há a necessidade de pagar comissões.

 

Vale a pena vender lá?

Em relação a valer a pena as coisas ficam realmente complicadas. Pois pode ser algo bem rentável para quem tem um negócio físico local mostrar seus produtos e serviços.

Mas quando se tem o objetivo de começar um negócio online, seja uma loja ou até mesmo um sistema de afiliados, o Facebook serve mais como uma estratégia de marketing de conteúdo.

Primeiramente porque você terá que lidar pessoalmente com cada venda. Isto mostra que não é uma opção nem um pouco escalável. Para quem pretende ter resultados no longo prazo é necessário um sistema de vendas e de controle de estoque, frete e etc…

Além disso, sempre existem os impedimentos bastante arbitrários do Facebook. Que não possuem nenhuma forma de explicação mais eficiente que faça com que você acerte da próxima vez.

Sendo assim, melhor você investir na contratação de um Web Designer profissional que crie uma loja online para você conseguir excelentes resultados no longo prazo.

Desta forma você poderá contar com por exemplo a modalidade de tráfego orgânico que é o SEO. Nele você terá seu site encontrado de maneira automática por várias pessoas através da busca pelo Google ou outras ferramentas.

Então é isso, se desejar ter resultados de verdade, basta entrar em contato comigo. Estarei pronto para te atender com os melhores serviços do mercado.

Até a próxima dica!

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