Apesar de toda crise pós pandêmica, o setor automotivo segue estável. Por isso, vender peças e acessórios automotivos em um e-commerce pode ser uma boa opção de negócio para quem está pensando em empreender.

O mercado online não para de crescer, e um dos segmentos que também cresce, é o de vendas de peças de reposição online. Os varejistas tradicionais deste mercado, estão buscando migrar a cada dia para o mercado online.

Mas, esse empreendimento promissor não é dos mais fáceis. É necessário muito foco estratégico, um bom suporte digital e habilidade adquirida pela experiência, com conhecimento prático. Este último quesito, talvez seja o mais importante de todos.

 

Planejamento

O planejamento é base para se iniciar qualquer negócio. Neste segmento, saber quais são os produtos reais que você pretende vender e conhecê-los bem, é fundamental.

Os formatos de negócio para esta atividade devem ser uma loja virtual ou e-commerce, como também trabalhar através de um marketplace, desta forma você e seu cliente terão mais segurança na transação comercial e no pagamento.

Os marketplaces são uma boa opção, funcionam como um shopping virtual, conectando diretamente cliente e fornecedor. Já as redes sociais, te favorecem como um canal de relacionamento e apoio às vendas.

Defina seu Nicho

Defina-se por peças específicas. Concentre-se em um nicho de peças específico, desta forma você poderá oferecer uma experiência melhor de compra em geral. Ofereça sempre um bom atendimento, para isso você deve ter pleno conhecimento do produto que está sendo oferecido.

Vamos te mostrar alguns segmentos pelo qual você poderá se definir:

  • Peças externas;
  • Peças internas;
  • Acessórios internos;
  • Acessórios externos;
  • Ferramentas;
  • Produtos de iluminação.

Tipos de E-commerce

Loja Virtual

A loja virtual é o tipo mais clássico de e-commerce. Seus benefícios, são de ter seu próprio site, tendo total controle sobre ele. Não terá que pagar mensalidade ao postar e/ou vender algo. Poderá definir os preços de seus produtos como desejar.

Ao ter sua própria loja de autopeças online, pode ser o início de uma construção de relacionamento com os clientes, levando à fidelização da marca. A opção por um site próprio, com toda certeza, torna o seu trabalho bem mais complexo.

Com muito foco em estratégias para formação de uma reputação online, através de um bom atendimento e outros detalhes, você poderá formar uma carteira de clientes fiéis a médio prazo. Com isso os resultados podem ser bem compensadores.

Marketplaces

O tipo mais comum de e-commerce é a loja virtual hospedada em uma plataforma, com a possibilidade de um acesso mais fácil ao consumidor final. Esse modelo permite que você usufrua de todos os serviços do ecossistema da plataforma.

A plataforma pode te oferecer os meios de pagamentos, estrutura completa de logística e entregas, publicidade para te dar visibilidade de anúncios na plataforma entre outros serviços. Impulsionando suas vendas com economia de tempo e dinheiro.

Mas, nada te impede que você tenha sua loja virtual clássica e hospede sua loja em um marketplace. Esta pode ser uma excelente estratégia!

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