O mercado online está em franca expansão e a indústria de peças de reposição automotiva online também. São inúmeros os varejistas tradicionais deste mercado que estão fazendo esta transição para o mercado online. São estimados um aumento de 3% ao ano até 2030.

Apesar de ser um empreendimento bastante promissor, é necessário muito foco estratégico, um bom suporte digital e habilidade adquirida pela experiência, um conhecimento prático.

 

Planejamento Sempre!

Antes de se iniciar esse e qualquer outro negócio é preciso fazer um planejamento. Saber quais os produtos reais que você deseja vender e conhecê-los bem.

Se você pretende empreender desta forma, você deve fazê-lo através de uma loja virtual ou marketplace, pois esses são formatos de negócio que garantem ao comprador, segurança na transação comercial e no pagamento.

As redes sociais funcionam a seu favor, trabalhando como um canal de relacionamento e apoio às vendas. Já os marketplaces, vão funcionar como um shopping virtual, conectando diretamente cliente e fornecedor, sem intermediários. A monetização irá acontecer a partir de um percentual na transação realizada.

 

Definição de Nicho

Concentre-se em peças e acessórios específicos. Concentrando-se em um nicho específico, você pode oferecer uma melhor experiência de compra em geral. Defina qual o seu alvo para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Vamos te apresentar alguns segmentos pelo qual você poderá se definir:

  • Peças externas e acessórios;
  • Peças e acessórios internos;
  • Ferramentas;
  • Produtos de iluminação.

Definindo seu E-Commerce

Loja Virtual

O tipo mais clássico de e-commerce é a loja virtual clássica, o seu principal benefício de se ter o próprio site é que você terá controle total sobre ele. Não terá que pagar mensalidade ao postar e/ou vender algo. Poderá definir o preço de seus produtos como desejar.

Ter sua própria loja de autopeças online, pode te proporcionar uma construção de relacionamento com os clientes que pode levar à fidelização da marca. Com toda certeza, a opção por um site próprio, tornará todo seu trabalho bem mais complexo.

Os resultados poderão ser bem compensadores, a médio e talvez a curto prazo, com a fidelização de clientes se você mantiver foco em estratégias fortalecendo o nome de sua marca, formando sua reputação no mercado online.

Marketplaces

O tipo mais clássico de e-commerce é a loja virtual hospedada em uma plataforma, com a possibilidade de um acesso mais fácil ao consumidor final. Esse modelo te permite que você usufrua de todos os serviços do ecossistema da plataforma.

A plataforma de e-commerce pode te oferecer, os meios de pagamento, estrutura completa de logística e entregas, publicidade para te dar visibilidade de anúncios na plataforma entre outros serviços.

Este pode ser um meio de impulsionar as suas vendas com uma certa economia de tempo e dinheiro.

Nada impede que você tenha sua loja virtual clássica, formando sua carteira de clientes e também hospedar sua loja em um marketplace. Esta pode ser uma excelente estratégia.

Esperamos que esse post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas em seu desejo de vender online peças de automóveis. Até a próxima!

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