março 23 2018 0Comentário
frete na loja virtual - como reduzir

Como reduzir custo de frete na loja virtual

Saiba como enviar seus produtos e serviços com custo reduzido aos clientes

Você já tentou imaginar como é para as empresas ter que planejar a redução de custos logísticos? Quando se tem uma loja virtual, o maior gasto acontece no frete para levar o produto ao cliente. De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2015, os gastos do setor ultrapassaram os 37%.

Com a crise econômica no país, as transportadoras têm ficado cada vez mais caras e o valor do frete tem sido repassado ao consumidor final que, em muitos casos, reclama do preço estipulado. É um grande desafio para o comerciante fidelizar seus clientes e ainda conseguir bons preços em boas e rápidas transportadoras.

Um planejamento estratégico é um bom começo

Mas, antes de qualquer movimento que a empresa possa fazer, é preciso planejamento. Um planejamento estratégico é um bom começo para reduzir os custos de frete na loja virtual. Esse tipo de planejamento é um meio utilizado pela administração de empresas para auxiliar os gestores a longo prazo. O planejamento estratégico envolve tudo na empresa, desde a missão, visão e valores, até os objetivos, metas e planos de custos e investimentos inclusive na criação da loja virtual. Organogramas, planilhas e análises como a de Swot são alguns dos itens que ajudam na organização da empresa e do planejamento estratégico.

A partir daí, a empresa deve começar a afunilar as suas prioridades, para chegar nos problemas que precisam ser resolvidos mais rápido. Um desses problemas, com certeza, é o corte de gastos, em vários setores. Um desses setores pode ser uma das fases finais do processo: a entrega do produto.

Para que essa entrega seja feita com rapidez e qualidade, a empresa precisa tomar alguns cuidados, desde a confecção dos produtos (caso seja ela quem os produza), até a entrega ao transportador. Mas, quem pensa que os cuidados da empresa terminam aí, está muito enganado. A empresa é responsável pela entrega do produto até o momento em que o produto chega na casa do cliente.

Tempo e prazos que precisam ser cumpridos

Esse transporte de produto requer tempo e prazos que precisam ser cumpridos. Esse tempo e prazo precisam de investimento para serem diminuídos. Por isso, um planejamento estratégico precisa ser feito para organizar todos esses tópicos.

frete na loja virtual - como reduzir

Uma das soluções que podem estar no planejamento é o investimento em novas tecnologias que podem fazer com que o custo de transporte seja otimizado. Além disso, o pensamento dos gestores precisa estar sempre atualizado, para que a empresa sempre esteja inovando e conquistando cada dia mais clientes e gastando menos com áreas que podem ser controladas.

Para finalizar, as empresas precisam incluir no planejamento estratégico o processo de entrega de seus produtos. De acordo com especialistas, as empresas precisam mapear o processo colocando nesse mapeamento quem é o responsável pela expedição e recepção das mercadorias ou produtos; quais são os dias e horários de coleta e entrega da transportadora de logística que fará o serviço; qual é o espaço destinado à tarefa de receber e expedir pedidos e à armazenagem de mercadorias e insumos; quais são os materiais envolvidos, como impressora de etiquetas, mesas, computador, material de empacotamento e embalagens, por exemplo; além de quaisquer outras eventualidades que possam acontecer durante o planejamento e sua execução como o custo do próprio pedido do cliente, a manutenção das várias áreas da empresa, as faltas no estoque e os gastos externos.

É preciso pensar em cada detalhe

Além desses itens, a empresa precisa pensar em cada detalhe, como o peso de cada produto, por exemplo. Para isso, existe um cálculo chamado de ‘cubagem’, onde o volume ideal é a quantidade de peso, multiplicado pelas dimensões do recipiente onde o produto está, divido por 6.000. Para que essa matemática dê certo, a empresa precisa cumprir alguns requisitos como evitar produtos montados quando eles podem ser enviados desmontados, utilizar caixas que não sejam do tamanho ideal para a encomenda, medir a dimensão e o peso dos produtos para fazer o cálculo correto e avaliar o tipo de peso cobrado nas tabelas de seus fornecedores.

Por último, a empresa pode ter uma vantagem se já contar com uma equipe de empacotadores, se não, é preciso analisar também quais empresas terceirizadas são especialistas no ramo e fazer uma pesquisa para saber qual é a melhor e mais barata para ser contratada.


A Alxweb é pioneira no desenvolvimento de loja virtual com frete configurado de acordo com a necessidade de cada cliente. Usamos um sistema otimizado e atualizado para atender os requisitos de usabilidade e segurança do comprador e do fornecedor.

Com uma equipe treinada e qualificada também para atender as grandes demandas de criação de loja virtual no rj, estamos nos capacitando e crescendo cada vez mais para melhor atender os nossos clientes.

 

 

 

Write a Reply or Comment