O comércio eletrônico ou e-commerce, são transações comerciais feitas através da internet. Com o aumento crescente deste tipo de mercado, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja empreender de forma remota.

O setor de vendas pela internet tem se mostrado muito promissor. Seu faturamento no Brasil já alcança a casa de dezenas de bilhões anualmente.

Se você está disposto a empreender, abrir uma loja virtual, trabalhar sem regimes rigorosos de horários, com mais liberdade e fazer a sua própria renda, este é o caminho.

No entanto, para que tudo aconteça, é necessário um planejamento de negócio, com etapas bem calculadas e definidas, algum recurso financeiro e muita responsabilidade. Neste post vamos te dizer como funciona um e-commerce.

O e-commerce tem a mesma função de uma loja física que é vender produtos, mas de uma forma remota, através de um computador, celular ou tablet, sem interação física cliente e vendedor.

Para o lojista a vantagem de poder comercializar vários tipos de artigos. Para o cliente a facilidade de busca através da navegação online, onde se obtém cotação de preços, meios de pagamentos e prazos de entrega da maneira que melhor lhe convém.

 

Como Funciona um E-commerce?

Na prática, o e-commerce funciona através de uma plataforma de comércio eletrônico, quando o pretenso cliente clica no Google o que está buscando, opções lhe serão mostradas através dessa plataforma.

Plataforma

  • O produto procurado vai aparecer em vários resultados na tela, que funcionará como uma espécie de vitrine, onde quem busca irá clicar no resultado que mais lhe for atraente.
  • Após o clique, você será conduzido à uma loja virtual.
  • Nela estarão fotos e informações sobre o produto como tamanhos, material, características e especificações técnicas.
  • Então o cliente pode adicioná-lo ao carrinho de compra, o passo seguinte será seguir para o pagamento.

Meios de Pagamento

  • Para concretizar a compra o cliente deve optar por uma forma de pagamento. Geralmente são oferecidas as opções via cartão de crédito, débito ou boleto entre outras.
  • Para pagar pela compra, algumas lojas exigem um cadastro virtual, outras apenas nome, CPF e endereço de entrega.
  • Quando se insere o endereço de entrega do produto, você opta pela modalidade de recebimento e forma de pagamento.

 

Entrega

  • O processo de envio do produto se dá em quatro etapas que são: notificação, coleta, roteirização e entrega.
  • Dentro do período previsto, você receberá a sua compra no endereço fornecido.

Depois de apresentarmos as conveniências de um e-commerce e como ele funciona na prática, vamos te apresentar as modalidades de e-commerce. Desta forma você poderá analisar qual a que atenderá melhor à sua proposta, ao seu produto e ao seu público.

 

M-commerce ou Mobile Commerce

Serve para a venda de produtos a partir dos dispositivos móveis (celulares). O comércio eletrônico está cada vez mais otimizado para aparelhos celulares, aumentando as chances de compras.

T-commerce

É a estratégia de impacto para espectadores de TV. A ideia é fazer com que as pessoas após as divulgações acessem o comércio eletrônico da marca.

S-commerce ou Social Commerce

É a estratégia de se usar as redes sociais para fortalecer a imagem da marca e o vínculo dos consumidores com a empresa.

F-commerce ou Facebook Commerce

É a estratégia de vendas focada no Facebook, considerada a maior rede social mundial. Desta forma as marcas podem apresentar conteúdo e ao mesmo tempo apresentar anúncios.

E por hoje é só! Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o funcionamento das lojas virtuais, mas caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema, deixe-a abaixo nos comentários! Até a próxima!

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