Os valores de entrega em um e-commerce tem um papel fundamental nas vendar online, uma vez que tem que ser atrativo para o consumidor mas, sem diminuir o lucro do lojista.

Grande parte dos consumidores, o valor do frete do e-commerce influencia na decisão final sobre adquirir ou não um determinado produto. Muitas das vezes, considerando a quantidade de produtos e o preço da venda, se não apresentar benefício para o cliente, é bem provável que ele desista e abandone o carrinho, não realizando a compra, o que vai impactar diretamente no faturamento de sua loja.

Mais do que combinar pesos, medidas e distâncias, o frete é uma questão estratégica de todo e-commerce.

 

Como Funciona o Cálculo do Frete?

Existem fatores considerados principais no cálculo do frete, seja qual for a transportadora contratada:

  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso da embalagem
  • Dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento)
  • Prazo de entrega (normal ou expressa, por exemplo
  • Peso cúbico (ou cubagem)

O peso cúbico faz uma relação entre o peso real e o volume ocupado pelo objeto. A medida é calculada da seguinte maneira:

(comprimento x largura x altura) / fator de cubagem (e esse “fator de cubagem” vai variar de acordo com a transportadora)

Ao final, as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico encomenda, considerando o maior valor no cálculo do frete)

Esteja certo de que a embalagem escolhida será determinante no valor final do frete, pois uma embalagem maior que o necessário pode deixar o transporte do produto mais caro.

 

Quais são os Tipos de Fretes Utilizados no E-Commerce?

Vamos listar os tipos de fretes mais utilizados no e-commerce mas, saiba que quanto mais opções você oferecer aos seus clientes, melhor ainda será.

Frete Econômico

O frete econômico oferece um custo mais baixo mas, um prazo maior na entrega. Apesar de ser bastante atrativa, ela não deve ser a única opção oferecida pela sua loja.

Frete Expresso ou Entrega Expressa

Alguns clientes aceitam pagar um pouco mais e ter o produto mais rapidamente em casa. É uma troca da economia pela agilidade e você deve oferecer essa opção ao seu cliente.

Esse é o caso do SEDEX e também de transportadoras privadas.

Frete Grátis

É o frete mais atrativo aos consumidores, mas nem sempre viável ao lojista. É importante estruturar a política de frete grátis, como direcionar a ação para compras acima de um determinado valor, aumentando o ticket médio do e-commerce, ou ainda para produtos ou regiões específicas.

Frete Fixo

Definir um valor fixo pela entrega é uma alternativa ao frete grátis. Descubra o valor médio gasto com frete para localidades escolhidas e até considere se é possível arcar com parte deste custo, tornando o frete mais atrativo para os clientes.

Logística Reversa

A logística reversa é o caminho de volta que uma encomenda faz, do cliente para a loja online. Devido a uma série de motivos, principalmente em casos de troca e devolução de produtos.

A boa prática indica que o e-commerce pague por este segundo envio. Este é um pequeno gasto extra mas, é um fator determinante para manter uma impressão favorável sobre o seu negócio e deste modo evitar avaliações negativas.

Fale Conosco
Fale Conosco