Para você que é desenvolvedor, sabe que é de suma importância a velocidade de carregamento das páginas do site. Sabemos que as pessoas mais do que nunca não gostam de perder tempo.

É sabido que em dispositivos mobile, mais de 3 segundos de carregamento são suficientes para fazer uma pessoa fechar a página.

Então, se você sabe que a velocidade é super importante para experiência de quem utiliza seu site, saiba agora Como Aumentar a Velocidade de Carregamento do seu Site!

Como aumentar a velocidade de carregamento do seu site:

Ok, se você quer que os usuários do seu site tenham uma experiência fluida e ágil no seu site, existem algumas dicas importantes a serem seguidas.

Primeiro de tudo, vamos medir a velocidade de carregamento do seu site com algumas ferramentas. Várias delas inclusive são gratuitas, vejam alguns exemplos:

  • GTmetrix – Ótima ferramenta que, além de medir a velocidade de carregamento de sua página, mostra a média comparativa com outros sites e ainda aponta ajustes que devem ser feitos para melhorar o carregamento;
  • Pingdom – Bastante popular entre usuários de WordPress é muito completa, porém é paga mas pode ser utilizada gratuitamente por duas semanas;
  • PageSpeed Insights – Super popular, é um recurso gratuito do Google. Apenas insira a URL a ser testada e irá aparecer uma pontuação de 0 a 100. O único problema com ela é que ela tende a desconsiderar por completo outros elementos na conferência da nota, como a experiência do usuário. Há, assim, um claro trade-off quando você usa essa ferramenta

 

Corrigindo a velocidade

Agora que já vimos como está a velocidade de carregamento, veremos alguns programas que auxiliam bastante nisso:

  • Otimize as imagens do seu site – Imagens impactam de forma significativa o carregamento de uma página, então diminuir o tamanho destas ajuda e muito o nosso serviço. Plugins como Optimus e o Tinypng reduzem os bytes das imagens sem perda de qualidade.
  • Outra dica para imagens é fazer o upload delas no tamanho correto. Por exemplo, se irá utilizar uma imagem formato 250×320, não há necessidade de subir uma imagem 1280×920, certo? Por que o site irá redimensionar o formato da imagem e isso demorará mais.
  • Gzip – Ativar a compactação do Gzip é muito importante. Ele é um formato de compressão, uma espécie de Winrar, e reduz o tamanho dos arquivos que seu servidor envia, desta forma o tempo da transferência cai. Alguns servers já possuem esta função automaticamente.
  • Render-blocking – Eliminar recursos que impedem a renderização é um recurso que acelera o carregamento. Códigos de Javascript CSS atrasam a leitura de páginas em HTML para mostrar um carregamento uniforme, porém plugins como o Async Javascript e o Speed Booster Pack quebram isso, fazendo com que a página carregue o conteúdo principal de uma vez e o restante aos poucos.
  • AMPs – Accelerated Mobile Pages (ou páginas em dispositivos móveis aceleradas) são um plugin da Google – AMP for WP. Crie AMPs do seu site com este plugin, pois as páginas criadas com ele carregam quase de forma instantânea.

Enfim, agora que você já sabe todos os hacks para acelerar o seu site, é só colocar a mão na massa e trabalhar!

Mas e aí, curtiu o conteúdo? Ficou alguma dúvida? É só entrar em contato conosco

Fale Conosco
Fale Conosco