A planilha de precificação dos produtos para quem trabalha com dropshipping é uma ferramenta indispensável, pois ela vai registrar tudo aquilo que é comercializado na empresa.

Com essa planilha, você calcula o preço de venda dos produtos com rapidez, precificando tudo com agilidade. Hoje iremos te ensinar o que é, porque, e como utilizar uma planilha de precificação de produtos de dropshipping.

Como montar uma planilha de dropshipping?

A planilha para precificação de produtos é uma ferramenta muito importante para quem trabalha no digital, auxiliando nos resultados.

O que é a planilha de precificação de produtos?

O que devo considerar ao precificar? Devo jogar o preço mais baixo que o dos meus concorrentes? Para definir seus preços você não deve apenas seguir tendências de mercado, mas sim cálculos que levam em conta seus custos e sua receita.

Essa é a melhor maneira de garantir que sua empresa seja sustentável. Isso porque o valor de cada produto tem que cobrir os custos da sua loja e ainda gerar lucro, sem deixar de ser um valor justo para o consumidor.

Por que utilizar uma planilha de precificação?

Muitos empreendedores não têm ideia, mas precificar produtos erroneamente pode custar a vida do seu negócio. Segundo o SEBRAE, mais de mil empresas falem diariamente por má gestão.

Uma planilha de precificação ajuda também a otimizar as tarefas do seu negócio, aumentando sua produtividade e te dando mais tempo para cuidar de demandas mais importantes.

Outro ponto chave é que, por ser uma planilha pronta do Excel, as fórmulas estão prontas e os cálculos são automáticos, reduzindo drasticamente as chances de erros caso fossem feitos manualmente, ou um por um em calculadoras.

Como precificar os produtos?

Não copie a concorrência de forma alguma, seus custos não são iguais aos do seu “vizinho”. Antes de preencher a tabela são necessárias algumas informações:

  • código SKU dos seus produtos;
  • quantidade dos volumes dos produtos comprados;
  • custo de aquisição da mercadoria;
  • despesas fixas e administrativas de sua loja virtual;
  • valor dos impostos;
  • custos variáveis por produto como armazenagem, embalagens, entre outros;
  • margem de lucro pretendida por produto.

Quanto mais dados você reunir, mais perfeita será sua precificação. Tenha em mente que o lucro que vem dos produtos deve ajudar a cobrir os gastos da loja, caso contrário ficará difícil manter um bom fluxo financeiro.

Como utilizar a planilha?

Existem várias planilhas para precificação online, a maioria delas gratuitas. A conhecida plataforma NuvemShop, oferece uma planilha gratuitamente. As planilhas para precificação funcionam da mesma forma.

Na aba de precificação de produtos, você deverá listar e inserir:

  • Liste seus produtos além de suas quantidades em estoque;
  • Insira o código SKU dos itens;
  • Coloque o código da aquisição do lote;

Na aba de impostos e despesas é importante inserir todas as despesas que cada unidade tem, como taxas, comissões, estocagem, fretes e etc.

Na aba de preço de venda e lucro você irá inserir a margem que espera de cada item e a planilha calculará:

  • O custo unitário de produção do produto;
  • O custo total do produto, considerando todas as despesas;

E por hoje foi isso! Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato deixando um comentário abaixo! Até a próxima dica!

Fale Conosco
Fale Conosco