Colocar um site online pode ser uma tarefa mais desafiadora do que parece. Embora tenhamos uma série de facilidades hoje em dia, a variedade de serviços pode ser confusa para os iniciantes. Levando a perguntas como hospedagem de site compartilhada: Vale a pena?

Realmente, escolher corretamente o serviço de hospedagem para se utilizar é uma das melhores maneiras de evitar dores de cabeça no futuro. Ainda mais se você está procurando trabalhar com um negócio que seja escalável no longo prazo.

Por isso, separei aqui uma série de informações relevantes que podem realmente ajudar você neste trabalho.

Vamos conferir?

Hospedagem de site compartilhada: Vale a pena?

Primeiramente vamos entender o que é um serviço de hospedagem, para depois fazer uma seleção em cima do serviço compartilhado.

Um serviço de hospedagem é nada mais, nada menos, do que ter um servidor entregando os dados do seu site para serem acessados remotamente. Assim, quando você acessou este artigo, recebeu uma cópia do conteúdo.

Além disso, o serviço de hospedagem fará todo o trabalho de processamento de dados que possam estar em programas instalados pelo dono do site, como por exemplo scripts PHP e semelhantes.

Mas vale a pena lembrar que esta dinâmica dificilmente separa um computador inteiro para seu servidor. Principalmente porque os custos para esta operação podem sair um pouco mais altos do que o esperado.

Então, é comum que as pessoas acabem encontrando serviços mais em conta, como por exemplo a hospedagem compartilhada. Nesta modalidade você terá uma série de sites posicionados no mesmo servidor.

Assim, os recursos são distribuídos e o valor abaixa substancialmente. Em alguns casos é possível conseguir algo em torno de R$25 por mês.

Entretanto, as vantagens costumam parar no preço e na possibilidade de fazer uma migração rápida para um serviço superior.

 

Problemas com hospedagem compartilhada

Primeiramente temos o problema da escalabilidade. Ou seja, você terá uma série de problemas caso o tráfego cresça muito, ou mesmo se seu site tiver um peso muito alto.

Isto irá custar espaço e serviço do servidor, e normalmente tudo será interrompido. Assim, a pessoa acaba enfrentando uma limitação inesperada do tráfego e até mesmo possuem problema com a inserção de conteúdo novo.

Normalmente o resultado será que você pode até mesmo ser obrigado a migrar para um serviço mais pesado caso queira manter tudo funcionando.

Além disso, temos problemas na segurança. Onde outros usuários mal intencionados podem colocar vírus e malwares em seus sites.

Isto acaba por não só te penalizar em SEO, de tabela, pois o Google vai entender que todos os sites da hospedagem compartilhada tem o mesmo dono, mas você também sofre o risco de ter o site hackeado.

 

Solução

Para ter segurança dentro de uma hospedagem compartilhada e até mesmo garantir que você tenha a capacidade de encontrar boas plataformas escaláveis para o seu site, o melhor é utilizar o CloudWays.

Este é um serviço bastante robusto que presta uma distribuição incrível de servidores e garante uma segurança e qualidade sem igual. Eles oferecem hospedagem de servidores dedicados por um preço justo, tirando grande parte das dores de cabeça que você teria com uma hospedagem compartilhada.

Então por hoje é isso,

Até a próxima!

Fale Conosco
Fale Conosco