A criação de sites responsivos tem sido um dos assuntos mais comuns nas redes sociais de quem trabalha online. É praticamente inevitável estar dentro do mundo online sem ao menos ter ouvido uma vez esta expressão.

Entretanto, você sabe o que é um site responsivo? Sabe exatamente como criar um? Sabe quais as vantagens?

Vamos dar uma olhadinha nestas respostas e assim poderemos prosseguir.

O que é um site responsivo?

O site responsivo recebe este nome exatamente porque responde ao tipo de tela em que está sendo exibido.

Se você tem mais de 20 ou 25 anos provavelmente teve contato com um mundo onde a internet estava distante dos smartphones. Praticamente o único jeito de entrar em um site era através de um computador de mesa tradicional.

Sendo que normalmente este tipo de computador costumava ter tamanhos de monitores quase que padronizados. E o formato deles também era semelhante, facilitando ter uma padronização.

Entretanto o mundo mudou bastante desde aquela época. Hoje temos celulares, tablets e smartphones que são capazes de acessar a internet de qualquer lugar. E fica simplesmente desafiador conseguir colocar todos esses designs funcionando de maneira harmoniosa.

Um site responsivo consegue se apresentar de maneira correta em qualquer tipo de tela. Sendo que seu visual pode alterar para que tudo seja encaixado, embora jamais deva parecer com um visual quebrado.

Criar este tipo de site primeiramente permite que um número maior de pessoas consiga entrar em contato com seu conteúdo. E, em segundo lugar, permite também que suas posições no resultados de busca no Google melhorem bastante.

Afinal de contas, o Google não irá querer anunciar um site que não pode ser visto no dispositivo da pessoa.

Criação de sites responsivos – Como fazer?

Existem alguns desafios para se criar este tipo de site. Primeiramente enfrentamos a barreira da habilidade e talento.

Imaginar um layout de site que funcione em qualquer tipo de aparelho realmente não é fácil. Além de exigir muito tempo de testes e desenvolvimento. Algo que torna o seu trabalho realmente difícil e penoso.

Entretanto é importante notar que muitas pessoas irão realmente tentar pela primeira vez. E isto é definitivamente algo difícil. Mas para os que querem testar é sempre possível contar com a ajuda do Google Chrome para ver como seu site está se comportando em várias telas.

Mas também existem várias ferramentas que irão auxiliar nesta tarefa. Por exemplo o WordPress e o Magento, que são de código aberto e contam com vários temas que são naturalmente responsivos.

Entretanto é importante notar que muitas vezes isto não garante uma efetiva certeza de que tudo ficará do seu gosto.

A melhor saída é sem dúvida nenhuma contratar um Web Designer para criar todo o design do seu site. Ele poderá ter recursos responsivos e vários outros pontos positivos.

Tudo vai depender exatamente do que você deseja.

E claro, precisando de um profissional deste calibre é só chamar. Estamos aqui à disposição para ajudar você e sua empresa a alcançar resultados realmente surpreendentes.

No mais é isso, qualquer dúvida é só entrar em contato.

Até a próxima!

Fale Conosco
Fale Conosco
talk to us
talk to us