Nos últimos anos o setor de vendas online, vem crescendo dia a dia. Com o isolamento social, causado pela recente pandemia, o comportamento dos consumidores têm mudado, o brasileiro resolveu aderir de vez às compras pela internet. Apostando na facilidade, rapidez e presteza.

Todo esse cenário é bastante animador para qualquer empreendedor que queira se lançar nesse mercado. Optar por um e-commerce, minimiza os custos iniciais em relação a uma loja física, e pode também ainda ter uma boa rentabilidade.

A criação de um e-commerce exige muito planejamento e responsabilidade. Engana-se quem pensa ser uma tarefa fácil. Embora não exista tanta burocracia ao montar seu e-commerce, um planejamento detalhado e o conhecimento do mercado são essenciais para começar seu empreendimento.

Neste post vamos te auxiliar a se iniciar nesse tipo de comércio online, fornecendo um passo a passo que irá te auxiliar a começar o seu e-commerce partindo do zero.

Começando um e-commerce partindo do zero

1 – Planejamento

Planejar entre outras coisas, é saber se existe uma necessidade de mercado para o(s) produto(s) que se pretende trabalhar. Definir quais são os propósitos de sua marca. Estabelecer metas e prazos de execução. Definir onde se quer chegar, estratégias e prazos para tal.

2 – Escolha uma plataforma de e-commerce

Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis, a sua parte é escolher uma plataforma confiável que atenda melhor às suas necessidades.

Elas tem que te oferecer funções que são essenciais como a possibilidade de personalização da sua marca, quais os métodos de pagamentos que disponibilizam, quais as modalidades de entregas oferecidas e as funções de SEO (otimização de mecanismos de busca).

As etapas a seguir irão definir qual a melhor plataforma para você trabalhar.

3 – Escolha do Layout

Crie um layout funcional que mostre qual o propósito de sua marca e as características do produto ou serviço. Ao verem seu Layout deve associar de imediato ao produtos ou serviço.

4 – Estabelecer opções de pagamentos

É importante definir quais serão as opções de pagamentos de sua loja, de quais formas seus clientes poderão pagar pelo produto ou serviço.

Você deve oferecer o maior número possível de opções de pagamentos, para que opções de pagamentos não sejam empecilho para vendas.

5 – Pesquise fornecedores

Procure fornecedores dos produtos que se deseja vender. Você poderá encontrá-los na internet como fornecedores, fabricantes ou distribuidores. Deve-se então analisar com cuidado, o que será melhor e/ou mais vantajoso para sua loja.

6 – Análise de seu público-alvo

Definir seu público-alvo é um dos passos de maior importância. Saber qual o perfil do seu consumidor ideal. Ele vai definir suas estratégias de marketing. Quais serão seus canais de distribuição e uma definição da linguagem que atingirá o seu público.

7 – Estratégias de Marketing

É fundamental se comunicar com seu público consumidor. Saiba definir como deve ser feita a comunicação para atingir seu público-alvo e um número cada vez maior de consumidores.

8 – Controle de Estoque

O controle de estoque é muito importante para que seu e-commerce. Quando uma venda for realizada, seus números de estoque devem ser atualizados automaticamente, para que não haja erros.

Esperamos que esse post te ajude a começar um e-commerce do zero com muito sucesso! Até a próxima! Caso queira começar com o pé direito e construir um e-commerce profissional, conte conosco!

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