Como a Amazon se tornou a maior empresa de e-commerce do mundo? Esta é uma excelente pergunta, afinal de contas, aprender com os erros e acertos dos outros permite que nós tenhamos como crescer de maneira mais segura.

Normalmente eu costumo trazer temas mais técnicos e de avaliação, mas hoje acho que uma boa história seria interessante.

Assim você terá a capacidade de aprender mais sobre o tema e quem sabe se inspirar no seu negócio online.

Vamos conferir?

 

Como a Amazon se tornou a maior empresa de e-commerce do mundo?

 

O modelo de negócios da Amazon foi concebido por Jeff Bezos dentro de seu carro enquanto se mudava de Nova York para Seattle.

Sua garagem foi a primeira base de operações, trabalhando junto com a sua ex-esposa, onde escolheram trabalhar diretamente com a venda de livros.

Os comércios online ainda eram um grande mistério, até porque a maioria das pessoas mal haviam tido contato com a própria internet em si.

Então, os livros se mostraram como uma alternativa viável exatamente por terem um custo baixo de implementação, e por ser possível fazer uma parceria com distribuidores para fazer vendas sem ter um estoque limitado.

Podemos dizer que este foi um dos primeiros tipos de dropshipping que encontramos na história.

Mas a empresa continuou e teve bastante êxito nos primeiros anos, tanto que desde 1994 até 2000 foram feitas diversificações, oferecendo também CDs para venda.

Entretanto, a crise de 2000, com o estouro da bolha especulativa da internet, fez com que muitos dos funcionários da empresa fossem demitidos.

Porém, a despeito de todas as adversidades, a companhia conseguiu prosperar de maneira sólida, entregando em 2006 um dos primeiros sistemas de marketplace.

Agora, as pessoas poderiam anunciar no site seus próprios produtos, pagando apenas por pequenas taxas de anúncio e divulgação.

E claro, este resultado não veio sem hora, pois foi possível encontrar uma melhora considerável nos rendimentos da empresa.

 

Amazon Web Services

Algo que acabou consolidando a história da Amazon foi inegavelmente a presença dos serviços web e cloud que eles começaram a oferecer nos meados da segunda década do século XXI.

Em pouco tempo a empresa já era a principal infraestrutura de várias outras empresas disponíveis no mercado, mas com certeza o principal trunfo de toda a história estava na facilidade e preço de se utilizar a infraestrutura.

A própria NASA em si já utilizava os serviços desde o início, o que trouxe um voto de confiança muito grande para a empresa.

E hoje, embora o destaque para marketplace da Amazon ainda seja muito grande, é inegável que a empresa tira quase que a maior parte da sua receita através deste tipo de serviço.

Então é isso, esta é a história da gigante Amazon do mercado de varejo que conhecemos hoje.

Gostou da história? Então que tal começar seu próprio empreendimento online?

Até a próxima!