Algumas vezes você deve ter lido ou ter ouvido alguns termos, cuja não esteja nem um pouco familiarizado ao começar a investir no comércio online, não é verdade?
Para que você não tenha dificuldades de entendimento ao deparar com alguns termos utilizados no e-commerce, preparamos um glossário e e-commerce para que você fique totalmente por dentro desses “termos”, vamos lá:
Ads
É um anúncio realizado em serviços de busca da Internet, como o Google Ads, por exemplo. Esses serviços oferecem propagandas de acordo com as buscas (palavras) do internauta.
AdView
Visualização de anúncio. Revela quantas vezes o anúncio foi visualizado, importante para avaliar a eficiência de estratégias de marketing e publicidade.
Audiência
Público-Alvo com quem o empreendedor deseja falar. É importante conhecer sua audiência para adaptar seu e-commerce a ela.
B2B (Business-to-Business)
E-commerce empresarial, uma empresa que vende para outras empresas.
B2C (Business-to-Consumer)
A transação comercial entre uma empresa e-commerce e o consumidor final.
Back office
São os processos internos que envolvem o funcionamento de seu e-commerce, da venda até a logística. É importante conhecer todo o processo.
Banner
Tipo de puclicidade mais comum na internet. Normalmente apresentada no topo, ou lateral das páginas web. Seu conteúdo é independente do restante do site e o internauta o identifica como uma ação de propaganda.
Call-to-Action (CTA)
São pequenos textos que chamam o internauta para uma ação, como compartilhar a página em suas redes sociais, se cadastrar no site etc.
Chargeback
Cancelamento de uma compra feita com cartão de crédito ou débito. Ocorre quando o titular do cartão não reconhece a compra ou quando a transação não obedece às regras determinadas em contratos.
Click Rate ou CTR
Razão entre a quantidade de vezes que um anúncio é exibido e o número de cliques que ele recebe.
E-Bit
É uma validação da qualidade da sua loja online, oferecida por uma empresa particular de mesmo nome. Essa certificação costuma ser levada em consideração pelos clientes no ato da compra.
ERP
Sistema de informática que reúne grande partes das informações e ações de uma empresa tornando-se responsável por administrar tais ações.
A sigla é uma abreviação do termo em inglês Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa.
Front Office
Linha de Frente, são as atividades de uma empresa que mais tem contato com o cliente. Também pode significar a “interface” com a qual o internauta interage em seu e-commerce.
Gateway de Pagamento
É uma aplicação para e-commerce, mantida por uma empresa financeira, que autoriza transações entre os clientes e a loja online.
Google Analytics
É uma ferramenta disponibilizada pela Google para conferência de diversas métricas importantes para a loja virtual. Com ela é possível conferir indicadores como a conversão em vendas, o número de visitas e visualizações de cada produto, entre outros.
ROI (Return on Investment ou Retorno de Investimento)
Cálculo que mostra o quanto de retorno um investimento trouxe.
SEO (Search Engine Optimization)
Estratégias adotadas para melhorar o posicionamento de uma página nos sites de buscas.
Site responsivo
Site que se adapta automaticamente aos diferentes navegadores e dispositivos.