Se você está planejando como implantar sua nova loja virtual, já deve ter visto que o WordPress possui plugins para e-commerce. Agora, será que eles são funcionais? Quais suas vantagens e desvantagens? Saiba aqui Como Funciona o WP ecommerce!

Como funciona o WP ecommerce?

Quando você está pesquisando qual plataforma irá melhor casar com suas necessidades, é preciso analisar uma a uma e ver qual será a melhor ferramenta para colocar seu plano em ação.

O WordPress é uma ferramenta extremamente utilizada ao redor do mundo. 600 mil lojas virtuais fazem uso de WordPress como e-commerce, o que é praticamente 30% das lojas virtuais mundiais.

Ou seja, mesmo o Magento que é uma plataforma extremamente semelhante ainda não consegue bater o sistema WordPress. E você agora entenderá os motivos desta disputa.

Vantagens

Como já mencionado anteriormente, o WordPress é extremamente popular, o que já é um ponto positivo. E essa plataforma alcançou toda essa popularidade não foi a toa, pois possui diversos plugins e extensões (vários deles gratuitos), além de ter uma interface fácil de utilizar. Sua popularidade também faz com que vários profissionais saibam utilizá-la, então na hora que você for contratar um especialista terá bastante opção para montagem do site.

Outra vantagem interessante que o WP possui, é que caso sua loja cresça muito e você queira migrar para outra plataforma maior, essa transição é feita sem transtornos. Mas vale lembrar que grandes empresas usam o WordPress e o plugin WooCommerce como plataforma, então eles dão conta legal do serviço.

Desvantagens

Como nem tudo é um mar de rosas, fazer sua loja virtual no WordPress pode apresentar algumas desvantagens. Por exemplo, apesar da interface ser fácil, ela exige um mínimo de conhecimento em programação, então muito provavelmente terá que contratar um profissional da área. Como dito anteriormente, por sua popularidade você encontrará muitos, mas de qualquer forma é um dinheiro a mais que ninguém está muito afim de gastar né?

Se doeu no bolso, sempre existem outras opções mais simples mas tão funcionais e elegantes quanto, como o Iluria ou o Wix, onde você já tem templates excelentes, você mesmo monta do jeito que quer e se preocupa com a parte importante, que é gerir o financeiro.

Vale a pena?

O WordPress foi inicialmente criado para blogs, mas atualmente serve para todo tipo de site e como estamos vendo neste texto, até lojas virtuais. Mas será que compensa ter um e-commerce baseado no WP?

Então, primeiramente você deve se perguntar que tipo de loja você vai abrir. Pois o WordPress exige gastos com manutenção, criação e outras coisas que só mão de obra especializada contratada fará, e nem todo mundo precisa ou dispõe disso.

Agora, se esse não é o seu caso e a sua necessidade é de uma loja virtual efetiva, com ferramentas básicas e essenciais, e sem gastos extras de estrutura plataformas de criação como a Wix e outras lhe atenderão melhor!

Para construir sua Loja virtual, entre em contato conosco!

Fale Conosco
Fale Conosco