Wix ou WordPress são duas ferramentas excelentes para que deseja criar um site mas, para pessoas menos familiarizadas com essas plataformas, podem fazer com que a escolha de uma delas se torne uma questão um pouco complicada.

Antes de mais nada devemos te informar que Wix e WordPress são plataformas que te permitem criar sites mas são distintamente diferentes, com propósitos diferentes. Em resumo, elas não oferecem os mesmos serviços.

Desta forma, dizer qual o melhor é bem subjetivo, a pergunta correta é: qual o melhor para a sua necessidade?

Para que você entenda melhor vamos resumir como funciona cada uma dessas ferramentas.

 

WIX

É uma ferramenta de criação de site, que funciona direto no navegador, não necessitando instalação de softwares ou configurações complexas. Seu principal atributo é de que você não precisa entender nada de tecnologia ou de criação de sites, para criar sites, não necessitando realizar instalações, configurações ou alterações em códigos.

O Wix é um software em português, sendo auto hospedado e dispensa a contratação de qualquer outro serviço como hospedagem de site.

 

WordPress

Também é uma ferramenta de criação de site, existindo em duas versões: WordPress.org e WordPress.com.

O WordPress.org é a versão mais utilizada nos sites da internet. Ela libera o código fonte para você instalar o WordPress em uma hospedagem de sites da sua preferência.

O WordPress.com é uma ferramenta que oferece o WordPress auto hospedado, bastante parecido com o Wix, limitando muito as opções de utilização.

O WordPress é um gerenciador de conteúdo, sendo o CMS mais popular do mundo e suas opções, funcionalidades e recursos de integração permitem a criação de blogs, sites e lojas profissionais. Para ser usado, é necessário um conhecimento técnico básico para instalar, configurar e gerenciar algumas ferramentas.

Em ambas as plataformas Wix e WordPress são muito fáceis de serem usadas, sendo que algumas ferramentas no Wix são muito limitadas.

 

Como é a criação do website nessas plataformas?

Criar um site no WordPress.org é bem fácil, bastando instalar um plugin como o Elementor que você terá muito mais opções de personalização e um editor no estilo “arrasta e solta”.

No Wix, a criação de site é bastante simples também, suas opções são bastante limitadas, criando-se o site a partir de um template pronto mas, também sendo possível criar um site a partir do zero.

 

Quais são as suas funcionalidades?

O WordPress.org oferece tudo que você necessita de forma gratuita. Possui uma infinidade de ferramentas e recursos que podem ser adicionados ao seu site através da instalação de plugins.

Já o Wix oferece uma variedade limitada de ferramentas geralmente mais simples. Mesmo as ferramentas dos planos mais caros, também são bem limitadas, principalmente no item SEO e otimização de site.

 

Qual a plataforma mais usada?

A WordPress é usada por mais de 40% de todos os sites da internet, já a Wix é usada por cerca 1% .

 

Quanto custa utilizar cada uma?

O WordPress é gratuito mas, você precisa adquirir um serviço de hospedagem no site que custa a partir de R$ 5,90 por mês, deixando seu site online.

O Wix tem uma versão gratuita, bastante limitada e custa a partir de R$ 13,00 por mês.

E por é só! Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o Wix e o WordPress! Lembrando que o ideal, em qualquer caso, é a contratação de um profissional para que você possa ter um site totalmente funcional.

Até a próxima!

Fale Conosco