Vender através da gigante plataforma Mercado Livre é uma estratégia que vai oferecer um aumento de visibilidade para sua loja online mas, será que vale a pena?

Vamos te apresentar algumas vantagens e desvantagens que é aderir a esta plataforma, considerada a maior em comércio eletrônico do brasil.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um marketplace, equivalente a um shopping virtual, que permite o anúncio, a venda e a compra de diversos produtos e serviços. Lá são aceitos cadastros de pessoas físicas e também de jurídicas.

Segundo dados do próprio Mercado Livre, estão cadastrados em sua plataforma mais de 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos no site. São registradas 6 mil buscas e 9 vendas por segundo e segundo pesquisa do próprio Mercado Livre 111 mil pessoas se sustentam única proveniente desta plataforma.

Quais são as Vantagens de se vender pelo Mercado Livre?

Baixo investimento inicial

Para iniciar seu negócio online através de uma plataforma gigantesca, você poderá usufruir de toda a visibilidade que ela apresenta. Você não vai ter que despender com custos com aluguel ou contratação de funcionários. Você irá pagar valores relativos às taxas, quando efetuar suas vendas.

Visibilidade

Estando entre os dez sites mais acessados do Brasil, você como iniciante no e-commerce, não sendo ainda conhecido por ninguém, pode usufruir da visibilidade e exposição ao anunciar seus produtos no site. São dezenas de milhões de visitantes no site em um único mês.

Infraestrutura

O Mercado Livre te oferece tudo em infraestrutura para que você possa vender de uma maneira completa. A plataforma te oferece a divulgação, contato com o cliente via mensagem, todo o processo de pagamento, toda gestão do envio do produto e ainda um pós venda.

Integração

O marketplace permite integração com sua loja online. Quando você cadastra um produto em sua loja virtual, também pode ser criado um item no Mercado Livre, com as informações cadastradas previamente, se você preferir, pode ainda editar o conteúdo.

Confiabilidade

Ao incluir sua marca no site, você está transmitindo segurança aos seus consumidores. De um modo geral, as pessoas tem tendências de fechar compras em sites que já conhecem. Quando se está começando, isto representa confiabilidade tanto para quem vende, como para quem compra.

Quais são as desvantagens de se vender pelo Mercado Livre?

Concorrência

Ao participar de um grande marketplace você terá grande visibilidade mas, em contrapartida, terá que lidar com toda a concorrência. Este é talvez o maior desafio.

Serão necessárias estratégias para sobressair aos demais concorrentes, como por exemplo, descrições bem detalhadas dos produtos, fotos de qualidade e etc..

Pagamentos de Taxas

Ao hospedar sua loja online na plataforma Mercado Livre, você terá que pagar taxas, que são cobradas por produtos comercializados, por anúncios e outros serviços oferecidos pelo site.

Cuidados com as Avaliações

Este marketplace apresenta um sistema de avaliação de reputação dos vendedores. É muito importante oferecer uma excelente experiência de compra aos seus clientes.

Após a apresentação dos tópicos mais relevantes ao se vender pelo Mercado Livre, você mesmo pode avaliar se é vantajoso ou não participar da plataforma Mercado Livre.

Fale Conosco