Vale a pena investir no woocommerce? Esta é uma pergunta bastante comum de toda pessoa que começou a se envolver com desenvolvimento de lojas virtuais de uma maneira geral.

Realmente não é fácil escolher uma dentre tantas ferramentas, ainda mais quando se é tecnicamente leigo no assunto. Afinal de contas, muito do que você vai planejar dentro da sua loja virtual vai influenciar seu negócio inteiro de maneira definitiva.

Por isso estou aqui hoje para dar uma análise aberta e sincera sobre se vale ou não a pena investir no WooCommerce.

Vamos conferir?

 

Vale a pena investir no WooCommerce?

Primeiramente é importante definir que o WooCommerce não é exatamente um CMS, mas um plugin que utilizamos junto ao WordPress para realizar a criação de lojas virtuais.

Ou seja, ele basicamente entrega funcionalidades novas para um plugin já consagrado como o WordPress em si. Desta forma, o trabalho é executado de maneira muito mais eficiente.

Mas para fazermos uma análise justa, é preciso listar suas vantagens e desvantagens, vamos lá?

 

Vantagens

A ferramenta é 100% gratuita, assim como o próprio WordPress. Entretanto, estamos falando de uma ferramenta, não de um serviço de hospedagem que também recebe o mesmo nome.

Ou seja, você ainda vai ter gastos com domínio e hospedagem. Mas tirando isto a ferramenta não irá cobrar de você.

Existem várias funcionalidades nela, onde é possível criar uma disponibilidade enorme de meios de pagamento e gerenciamento de estoque. Tudo é bastante intuitivo e por isso chama mais e mais aqueles que estão iniciando nos empreendimentos online.

Você ainda terá recursos automáticos, como por exemplo a recuperação de carrinho abandonado, que aumenta substancialmente o número de vendas.

As atualizações constantes permitem que seu site esteja sempre bastante seguro e com ótima performance. Além de ser um código aberto, que permite a avaliação por profissionais e personalização de acordo com as suas necessidades.

 

Desvantagens

A única desvantagem em si que podemos listar é a dificuldade de se conseguir criar um design de site 100% adequado. Não é que seu site vai ficar ruim em si, mas pode ser que não fique do nível profissional que muitos sonham para seu negócio.

E acredite, este ponto faz muita diferença na decisão dos clientes. Mas tudo pode ser consertado com um profissional de Web Design competente.

Então, podemos dizer que sim, o WooCommerce vale a pena!

 

Considerações finais

Como você pode ver, a ferramenta em si é bastante robusta e completa. Entregando uma loja virtual fácil de administrar e ainda mais fácil de implementar.

Entretanto, a criação desta ferramenta deixa bastante a desejar em vários aspectos, principalmente quando levamos em consideração o visual em si.

Por isso, se quiser realmente conseguir um site profissional para fazer resultados consistentes, entre em contato. Posso te auxiliar com todas as técnicas modernas de Web Design necessárias para se ter um grande resultado no longo prazo.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda ficou alguma dúvida sobre o tema, basta entrar em contato pelos comentários, ok?

Até a próxima!