O principal desafio de se iniciar uma loja online nem sempre está no quesito técnico da coisa. Embora possamos ter uma dificuldade natural em desenvolver um site, a verdade é que o melhor sempre foi contratar um web designer para isto.

A maioria realmente empaca na atividade de trazer pessoas para entrar em contato com o seu produto. Estou falando do tão famoso tráfego de acessos para o seu site.

Hoje em dia o debate se estende sobre as principais e mais úteis formas de ganhar clientes. Mas em geral tudo gira em torno do dilema entre tráfego orgânico e tráfego pago.

Sendo assim, estou aqui hoje exatamente para trazer uma análise e decidir se o que é melhor utilizar tráfego orgânico ou tráfego pago.

Vamos conferir?

 

Tráfego orgânico

Primeiramente vamos falar do tipo de tráfego que mais traz interesse para quem está iniciando, que é o tráfego orgânico. Esta forma de tráfego compreende todas as pessoas que acessam o seu site sem que você tenha pago por isso.

Por exemplo, um cliente que indicou outro, o indicado foi uma ação orgânica. Alguém que chegou por algum post de rede social também é alguém de tráfego orgânico. Mas com certeza a forma mais famosa é ter seu site nos primeiro resultados de busca no Google.

Assim, você garante que além de não pagar pelo acesso, você receberá a maioria deles sendo de pessoas interessadas.

Mas a grande desvantagem desta forma de tráfego é que ela não é fácil de conseguir. Exige muita dedicação e tempo livre. Além de fazer com que você precise estar sempre de olho.

E nada é do dia para a noite. Sempre é necessário paciência, de semanas, meses e até anos.

 

Tráfego pago

O sistema de tráfego pago, como o próprio nome já diz, é todo acesso que chegou até sua loja virtual através de algum meio pago. Podemos citar como exemplo as publicações impulsionadas de redes sociais.

Também existem formas como o Google Ads, que forçam um primeiro lugar nas buscas do Google por certo preço, ou mesmo anúncios no próprio Youtube.

A principal vantagem deste tipo de acesso é que você consegue gerar acessos em poucos minutos. Após seu anúncio ser aprovado, as primeiras pessoas já começam a visualizar.

Outro ponto interessante é que este tipo de anúncio fornece insights refinados para você saber exatamente quem está entrando em contato com sua loja.

Embora seja possível atingir públicos específicos, a verdade é que você precisa saber o que está fazendo.

 

O que é melhor para seu E-commerce?

Então, analisando as duas formas de marketing, é interessante notar que ambas são bastante positivas e necessárias para e-commerce de sucesso. Por isso, a melhor maneira de conseguir resultados é exatamente apostando nas duas.

O tráfego pago te dará mais resultados no primeiro momento, mas é importante construir uma estrutura no tráfego orgânico, pois ele dará a constância de resultados que você precisa, além de possuir muito mais potencial, a longo prazo, como estratégia de marketing digital.

Então, se precisar de um profissional que faça esta parte do marketing, basta entrar em contato.

Até a próxima dica!

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