Quer saber quais são os principais tipos de hospedagens de sites disponíveis no mercado hoje? Então confira aqui as principais dicas para não perder de vista as oportunidades.

Talvez você não tenha muitas habilidades com programação, redes ou qualquer assunto relacionado à área da informática. Entretanto, podemos dizer tranquilamente que escolher uma boa hospedagem muitas vezes é o fator mais importante para conseguir um site de sucesso.

Seja para hospedar um site do tipo blog, jornal de notícias ou mesmo uma loja virtual, o serviço precisará estar diretamente selecionado para garantir que tudo irá funcionar da maneira correta.

Por isso, criei este pequeno guia para dar algumas informações relevantes que irão te ajudar a colocar tudo em ordem. Vamos conferir?

 

Tipos de hospedagem de sites

Antes de começar, só gostaria de deixar um último aviso. Os tipos de hospedagem de sites disponíveis são vários e escolher o certo é essencial. Mas de nada adiantar ter uma hospedagem eficaz e rápida sem um site de qualidade.

Então não se esqueça de apostar também em um bom profissional de Web Design para garantir a melhor qualidade de site possível.

Estou aqui para te ajudar neste e em outros pontos.

 

Dito isto vamos aos tipos:

Hospedagem gratuita

A primeira parada é através dos serviços de hospedagem gratuita. Uma hospedagem grátis de site é possível, e muitas vezes é possível encontrar alguns sites que começaram por lá.

Entretanto, é importante dizer que este tipo de serviço normalmente é feito de maneira a garantir que você queira pagar por algo alguma hora. Seja forçando propaganda automaticamente dentro do seu site sem consentimento, ou mesmo travando possibilidades de personalização.

O domínio próprio é praticamente impossível, e você vai ter que terminar o seu site com aquele sufixo, por exemplo “.wordpress” ou “.blogspot”.

Não é recomendado para alguém que realmente quer ter um site profissional, mas pode servir de aprendizado.

O grande problema mesmo é que depois que a coisa engrenar neste sistema, se engrenar, vai ser difícil trocar para um outro serviço, ou mesmo mudar o domínio.

 

Hospedagem compartilhada

Os serviços de hospedagem compartilhada são excelentes para entregar um ótimo desempenho por um baixo custo. Principalmente por empregar mais de um site no mesmo servidor.

Você pode tanto hospedar um site através de plataformas como o WordPress e drupal, quanto também garantir resultados através do próprio upload de arquivos.

Entretanto, um malware em um site pode afetar o desempenho dos outros dependendo do provedor do serviço.

 

VPS

Outro dos tipos de hospedagem de sites mais interessantes é o VPS. Neste caso o servidor é separado em diferentes pedaços que funcionam como computadores isolados.

Neste tipo de situação você terá mais velocidade e possibilidade de processamento, aumentando a qualidade e funcionalidade do seu site.

É uma forma mais cara, mas que realmente é necessária para sites maiores e com grandes acessos.

 

Hospedagem na nuvem (Cloud)

Os serviços de hospedagem em nuvem podem ser bastante flexíveis, em parte você pode encontrar algo que funciona como VPS ou mesmo pode separar um servidor inteiro para o seu site.

Entretanto, ele é geralmente feito para aplicativos e situações que vão exigir muito processamento e velocidade.

Então é isso, espero que agora você tenha entendido todos os tipos de hospedagem de sites. Qualquer dúvida estamos à disposição nos comentários.

Até a próxima!