Um e-commerce com certeza irá enfrentar muitos desafios, desde sua criação até mesmo seu grande destino final. Infelizmente muitas pessoas não estão preparadas para enfrentar alguns meses sem vendas e uma busca por resultados melhores.

Eu não quero que você seja uma dessas pessoas. Por isso criei um pequeno guia de um dos métodos mais eficazes para você conseguir levantar resultados reais para suas vendas reais.

Esta é a técnica do Split Test A/B, que te permite fazer experimentos e testes de maneira controlada e assim conseguir resultados reais. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é Split Test A/B no e-commerce?

Primeiramente é importante dar uma ênfase sobre o significado da palavra split, que significa dividir. A ideia aqui é criar um público homogêneo e dividir ele em dois tipos de site, o A e o B.

Esses sites serão muito parecidos, basicamente terão uma ou duas características de diferentes, normalmente envolvendo o copywriting. Você pode por exemplo criar dois anúncios diferentes de um mesmo produto.

O público então receberá a propaganda da mesma forma, mas será direcionada para sites diferentes. A ideia é trabalhar o mesmo grupo de personas. Então digamos que um site tenha recebido homens de 30 a 40 anos com gostos de materiais de construção. Logo o outro grupo precisa ser formado pelo mesmo tipo de pessoas.

Após o fim das campanhas, que pode ser feito através de impulsionamento de redes sociais, ou mesmo Google Ads, você analisa os dois resultados. O site que teve melhor número de vendas ou interações permanece como o oficial.

Você pode então fazer um novo Split Test A/B com ele mudando outro aspecto não considerado na última tentativa. E assim ver se consegue melhorar ainda mais os resultados.

Mas um ponto que precisa ser dito é que embora você não vá querer gastar toda a sua verba de propaganda nisto, é importante ter em mente que esses sites precisam ter um fluxo razoável de pessoas.

Talvez algo entre 1000 e 10000 pessoas. Assim você assegura que os resultados obtidos não foram considerando só uma questão de gosto pessoal mesmo.

Quais as vantagens?

Primeiramente este é um teste bastante rápido, pois os impulsionamentos podem gerar resultados em questão de um, dois ou três dias. Você acompanha tudo em tempo real e ainda pode contar com o pixel das redes sociais ou Google.

Por outro lado também é um teste que pode ser aplicado em cima de páginas de venda reais com produtos reais, ou seja, enquanto você testa pode conseguir vendas de verdade. E muitas vezes os testes por si só já geram um resultado positivo.

No final todos saem ganhando bastante e você tem suas respostas de uma maneira relâmpago.

Claro, o ideal é contratar uma equipe especializada de marketing para garantir uma potencialização das diferenças, e assim ver que você teve algum resultado.

No mais é isso, espero ter te ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários, ok?

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