Servidor dedicado para e-commerce vale a pena a partir de quando? Confira aqui uma análise sincera sobre um dos principais temas relacionados à infraestrutura de uma loja virtual.

Não é incomum que pessoas diretamente envolvidas com temas como a infraestrutura de um e-commerce comecem a aprender sobre novas oportunidades. Principalmente quando o negócio começa a crescer de maneira positiva.

Os serviços mais tradicionais de hospedagem e infraestrutura podem começar a não ser tão úteis como antes. Principalmente por fazer com que seu site esteja lento demais, ou mesmo acabe caindo ou sofrendo com erros por excesso de acessos simultâneos.

Então fica a dúvida sobre um servidor dedicado para e-commerce: Quando vale a pena?

Realmente, definir quando esta troca será feita é essencial para que você não exagere na dose e acabe com uma grande despesa desnecessária. Ou mesmo demore demais e acabe perdendo clientes e até mesmo posições de SEO.

Afinal de contas, as buscas do Google ainda são parte importante dos resultados gerais de uma loja virtual.

Sendo assim, hoje gostaria de falar sobre alguns temas importantes para fazer sua escolha. Vamos conferir?

 

Servidor dedicado para e-commerce: Quando vale a pena?

Aqui são somente algumas análises mais rápidas, contar com um profissional de TI é extremamente importante para concluir a tarefa de maneira positiva. Mas de qualquer forma, veja alguns sinais que podem significar uma necessidade de troca.

 

1 – Velocidade

O primeiro fator que a maioria das pessoas irá notar como um sinal de alerta é a velocidade de carregamento do site. Isto não necessariamente é um problema de um só usuário, pois ele pode ter um computador fraco ou internet muito lenta.

Isto vira um problema quando a demanda da hospedagem não dá conta de enviar os dados do site para todo mundo.

Existem várias ferramentas para esta medição, e vale a pena conferir. se a velocidade do seu e-commerce esta entregando uma experiência agradável para os seus visitantes e potenciais clientes.

 

2 – Disponibilidade

Embora a sua hospedagem possa garantir uma alta taxa de disponibilidade do site, ela infelizmente não vai dar conta de um grande número de dados sendo enviados a todo o momento.

Além de uma demanda alta com muitos acessos simultâneos significa que seu site pode sair do ar.

Então, a melhor maneira de garantir um bom desempenho nesta área é exatamente pensar de uma maneira lógica e racional, escolhendo um servidor dedicado.

 

3 – Espaço de armazenamento

Conforme o número de cadastro de usuários e produtos sobe, é normal que você tenha uma grande dificuldade para manter as coisas em ordem. Por isso, é importante que você utilize uma opção mais robusta para expandir sua base de clientes e produtos.

 

Considerações finais

Como você pode ver, cada detalhe desses, se estiver pesando muito para o seu desempenho, já podem justificar a escolha de um servidor dedicado para e-commerce.

Entretanto, se você tiver ao seu lado um bom profissional de TI e que seja um bom Web Designer, possivelmente muitos dos recursos que você já utiliza estarão otimizados.

O que faz com que a troca seja feita em um momento tardio.

Sendo assim, se precisar de uma ajuda extra, estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!