O que Joomla e WordPress tem em comum, é que são excelentes plataformas criadoras de sites profissionais mas, evidentemente que cada plataforma possui diferenciais de cada ferramentas oferecidas.

As diferenças entre Joomla e WordPress, poderão ser observadas através da apresentação de suas características principais que iremos te apresentar.

 

JOOMLA

O Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e que oferece muitas possibilidades para um site profissional e acessível, ou seja, é um sistema voltado para criação e gestão de conteúdo na web.

Podemos dizer que o Joomla ajuda na publicação e gestão de conteúdos na web, sendo utilizado para lojas virtuais, blogs corporativos, portais de notícias, catálogos de serviços, entre outros formatos.

O Joomla usa templates com funcionalidades pré-definidas, tais como formulários de contato, caixa de comentários, galeria de fotos e afins. Novas funcionalidades podem ser inseridas sem a necessidade de saber programas ou desenvolver sites, bastando instalar outros templates ou suas extensões.

 

Quais são as funcionalidades do Joomla?

  • Sendo o Joomla um open source, dá aos desenvolvedores a possibilidade de contribuírem inteiramente para o projeto, podendo buscar ajuda em fóruns ou sites sobre o assunto pela web.
  • O Joomla faz verificação automática uma vez que o sistema atualize todas as extensões. Assim, além de avisar quem administra o site, ele também permite que a atualização seja feita em poucos cliques.
  • Se seu caso é “conversão em vendas”, o Joomla apresenta facilitadores para seu site como gerenciamento de banners e ferramentas de marketing.
  • A plataforma apresenta como principal função o gerenciamento de conteúdo. Organizar e categorizar o conteúdo do site ou blog torna-se mais fácil pelo Joomla, por conta das ferramentas de gestão que não requerem linhas de código.
  • O Joomla apresenta mais de 7.600 extensões em seu diretório. Com as quais você pode ampliar as funcionalidades do site como os plugins no WordPress.

 

WORDPRESS

A WordPress é uma das melhores plataformas para criar sites, sendo uma das mais populares no seu nicho de mercado, presente desde pequenos negócios até nas grandes corporações.

WordPress é um software de código aberto que pode ser facilmente editado. É possível escolher diversos temas disponibilizados por outros usuários na loja de temas da plataforma de gerenciamento de conteúdos.

Oferece opção mais elaborada e completa para criação de sites, além de ter criador de sites que não exige conhecimento em código ou design. A plataforma conta com um grande acervo de layouts profissionais prontos que podem ser customizados por seus usuários.

Possui ainda uma variedade enorme de extensões que podem ser usadas em suas páginas. Sendo possível utilizar extensões para captura de leads, criações de formulários, assinaturas, backup automático do site.

 

Quais são as funcionalidades do WordPress?

  • Criador de site completo que pode ser editado
  • Construtor de site simplificado
  • Templates profissionais prontos e customizáveis
  • Enorme variedade de extensões
  • Recursos para e-commerce
  • Aplicativo mobile de gerenciamento de site
  • Hospedagem de alta qualidade

Finalizando, seu site pode ser monitorado e analisado a qualquer momento através das ferramentas de gerenciamento mobile oferecidas pelo WordPress. Através destes aplicativos é possível publicar posts, gerenciar vendas, atualizar páginas e responder comentários.

Fale Conosco