Analisar dados é essencial ao estudar praticamente qualquer coisa, ainda mais quando estamos falando de negócios. Por isso, existem hoje métricas indispensáveis para um e-commerce que devem ser levadas em consideração na hora de fazer um planejamento eficaz.

Acredite você ou não, mas entender estes dados com certeza transforma todo o resultado que você terá ao longo tempo.

É o que define um empreendedor amador de alguém que realmente sabe o que está fazendo.

Então, resolvi trazer aqui uma pequeno guia para explorar melhor o assunto trazendo algumas das principais métricas para ficar de olho.

Vamos conferir?

 

Métricas indispensáveis para um e-commerce

Lembrando que estas são apenas algumas das medidas que nós teremos à disposição. Existem ainda vários outros pontos que podem ser analisados, entretanto, aqui está a garantia de que você realmente vai ter resultados no início.

 

Taxa de conversão

Vamos começar falando sobre a taxa de conversão, que é uma métrica que vai de 0 a 100%. Ela é a proporção de pessoas que acessam o seu site em um total dividindo o número de pessoas que chegaram a efetuar alguma compra.

Assim, se todos compraram algo, sua taxa de conversão será de 100%, mas se ninguém comprar será de 0%.

Realmente é fantasioso imaginar uma taxa muito próxima de 100%, mas um patamar como 10% já pode ser considerado uma taxa de sucesso realmente absurda. E uma taxa de 2% a 5% pode ser um valor bastante aceitável.

Tudo depende também do valor dos seus produtos, afinal de contas, é normal receber muitos acessos, mas nenhuma compra se você vender uma Ferrari. Uma venda de vez em quando já será o necessário.

Com esta taxa conseguimos ver que nosso público está desregulado ou que os preços estejam pouco competitivos.

 

Taxa de aprovação de pedidos

A taxa de aprovação dos pedidos será a porcentagem dos pedidos feitos que realmente foram completos. Ou seja, que a pessoa não teve problemas com pagamento ou que tenha cancelado antes da entrega.

Ela nos diz bastante sobre a estabilidade do seu e-commerce e sobre as facilidades de pagamento. Talvez entregar opções variadas seja mais interessante.

 

Ticket Médio

O ticket médio é o valor médio de todas as compras feitas por pessoas dentro do seu site. Quanto será que cada uma efetivamente gasta?

Através dele podemos traçar panoramas sobre quanto podemos efetivamente investir no marketing pago.

 

ROI

ROI (Return Over Investment), ou retorno sobre o investimento, é uma métrica também muito precisa que facilita o entendimento de quanto você está ganhando sobre a quantidade que você está investindo.

Ou seja, seu negócio realmente trás lucro ou prejuízo? E quanto de cada coisa?

 

ROAS

O ROAS é a taxa de retorno sobre o valor pago em propaganda. Quando você consegue um valor acima de 100% isso significa que você começou a ter lucro com as campanhas de tráfego pago.

Mas para ter capacidade real de resultados mesmo é importante sempre refinar o público e as técnicas para gerar um resultado sustentável.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se houver mais alguma dúvida sobre o assunto, sem problemas. Estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima dica!

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