Nos dias de hoje, as vendas online são a maneira mais rápida e prática de oferecer produtos aos clientes em qualquer hora do dia ou noite. O e-commerce é uma das áreas de vendas que mais cresce atualmente.

 

E-commerce ou venda online?

E-commerce ou Venda Online, é o comércio eletrônico que acontece por meio de lojas virtuais, ou seja, é a versão digital das vendas em comércio físico, acessível a um número muito maior de consumidores.

Quando se fala em e-commerce e loja virtual, pode parecer como uma coisa só mas, é importante entender que o “e-commerce” é o conceito de venda eletrônica, já a “loja virtual” diz respeito ao canal por onde as vendas acontecem.

Existe a possibilidade de fazer vendas online por meio de uma loja virtual própria, usando “plataformas de marketplace”, contratando uma “plataforma de vendas” que permita “personalizações”. Além disso, é possível utilizar mais de uma opções mencionadas, de forma integrada e gerenciar tudo em uma única plataforma”.

 

Mas, o que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja online. Ela possibilita criar a loja virtual e ainda gerenciá-la, fazendo o cadastro de produtos, modificando preços e estoques, além de outras atividades que fazem parte da rotina de um comércio na internet.

No mercado podem ser encontradas inúmeras plataformas de e-commerce, atendendo as mais variadas necessidades do lojista. Algumas muitas características que devem ser levadas em conta na hora da escolha, e algumas delas são:

  • layouts personalizados;
  • interface para gerenciamento de sistemas integráveis, como ERP, CRM e WMS;
  • integração com o Google Analytics, para análise dos indicadores de desempenho;
  • disponibilização de aplicativos gratuitos que podem ser instalados no sistema da sua loja virtual como chat online, e-mail marketing, etc.;
  • cadastro de produtos ilimitados, com tráfego também ilimitado;

 

Marketplaces

Para começar a vender em um marketplace, basta se registrar na plataforma e cadastrar seus produtos para que eles sejam “anunciados na plataforma”. Neste caso, especificamente, você não tem um site próprio mas, sim um “perfil de vendedor” nessas plataformas para vender o que quiser. As formas de pagamento e entrega já vem configuradas e prontas para usar.

Nas plataformas de marketplaces, os vendedores pagam uma porcentagem pela venda realizada. Sendo um dos grandes atrativos, o alto volume de tráfego que estes sites possuem, mas também apresentam uma grande concorrência.

Exemplos de marketplaces brasileiros: – Mercado Livre; Americanas; Magazine Luiza; Netshoes, etc..

 

Sites de Afiliados

É uma plataforma de vendas online gratuita que se adapta muito bem para venda de produtos físicos, como vender cursos, treinamentos, mentorias, consultorias, etc..

Esses produtos são chamados de “infoprodutos” e você pode utilizar um site de afiliados para comercializá-los. Ex.: – Hotmart; Lomadee; Monetizze; etc..

 

Considerações na hora de escolher uma plataforma

Escolha uma plataforma que atenda mais às suas necessidades como lojista. Pesquise e conheça as particularidades de cada uma, de modo a evitar problemas futuros. Considere os seguintes pontos importantes:

  • Bom Layout.
  • Possibilidade de integrações.
  • Adaptabilidade às necessidades.
  • Bom suporte.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre plataformas de vendas online, escolha uma boa opção para começar o seu tipo de negócio.

Fale Conosco