Nos dias de hoje, as vendas online são a maneira mais rápida e prática de oferecer produtos aos clientes em qualquer hora do dia ou noite. O e-commerce é uma das áreas de vendas que mais cresce atualmente.
E-commerce ou venda online?
E-commerce ou Venda Online, é o comércio eletrônico que acontece por meio de lojas virtuais, ou seja, é a versão digital das vendas em comércio físico, acessível a um número muito maior de consumidores.
Quando se fala em e-commerce e loja virtual, pode parecer como uma coisa só mas, é importante entender que o “e-commerce” é o conceito de venda eletrônica, já a “loja virtual” diz respeito ao canal por onde as vendas acontecem.
Existe a possibilidade de fazer vendas online por meio de uma loja virtual própria, usando “plataformas de marketplace”, contratando uma “plataforma de vendas” que permita “personalizações”. Além disso, é possível utilizar mais de uma opções mencionadas, de forma integrada e gerenciar tudo em uma única plataforma”.
Mas, o que é uma plataforma de e-commerce?
A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja online. Ela possibilita criar a loja virtual e ainda gerenciá-la, fazendo o cadastro de produtos, modificando preços e estoques, além de outras atividades que fazem parte da rotina de um comércio na internet.
No mercado podem ser encontradas inúmeras plataformas de e-commerce, atendendo as mais variadas necessidades do lojista. Algumas muitas características que devem ser levadas em conta na hora da escolha, e algumas delas são:
- layouts personalizados;
- interface para gerenciamento de sistemas integráveis, como ERP, CRM e WMS;
- integração com o Google Analytics, para análise dos indicadores de desempenho;
- disponibilização de aplicativos gratuitos que podem ser instalados no sistema da sua loja virtual como chat online, e-mail marketing, etc.;
- cadastro de produtos ilimitados, com tráfego também ilimitado;
Marketplaces
Para começar a vender em um marketplace, basta se registrar na plataforma e cadastrar seus produtos para que eles sejam “anunciados na plataforma”. Neste caso, especificamente, você não tem um site próprio mas, sim um “perfil de vendedor” nessas plataformas para vender o que quiser. As formas de pagamento e entrega já vem configuradas e prontas para usar.
Nas plataformas de marketplaces, os vendedores pagam uma porcentagem pela venda realizada. Sendo um dos grandes atrativos, o alto volume de tráfego que estes sites possuem, mas também apresentam uma grande concorrência.
Exemplos de marketplaces brasileiros: – Mercado Livre; Americanas; Magazine Luiza; Netshoes, etc..
Sites de Afiliados
É uma plataforma de vendas online gratuita que se adapta muito bem para venda de produtos físicos, como vender cursos, treinamentos, mentorias, consultorias, etc..
Esses produtos são chamados de “infoprodutos” e você pode utilizar um site de afiliados para comercializá-los. Ex.: – Hotmart; Lomadee; Monetizze; etc..
Considerações na hora de escolher uma plataforma
Escolha uma plataforma que atenda mais às suas necessidades como lojista. Pesquise e conheça as particularidades de cada uma, de modo a evitar problemas futuros. Considere os seguintes pontos importantes:
- Bom Layout.
- Possibilidade de integrações.
- Adaptabilidade às necessidades.
- Bom suporte.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre plataformas de vendas online, escolha uma boa opção para começar o seu tipo de negócio.