Quem está iniciando algum empreendimento online, mesmo que só para diversão ou testar uma ideia, provavelmente vai ficar um pouco confuso com a quantidade de termos e jargões. Entretanto, estou aqui exatamente para te ajudar nesta tarefa desafiadora para conquistar resultados.

Sendo assim, hoje gostaria de falar um pouco mais dos conceitos gerais que envolvem os próprios fundamentos e estruturas de um site. Este conceito é a hospedagem.

E aí, você sabe o que significa hospedagem de site?

Se não souber, fique tranquilo, vamos conferir agora todos os principais pontos deste serviço.

 

O que significa hospedagem de site?

A hospedagem de sites é um serviço que faz a entrega dos arquivos do seu site para outros computadores que tentam acessá-los. Afinal de contas, seu site é basicamente um conjunto de arquivos de hipertexto (HTML) e scripts de CSS e algumas linguagens de programação.

Quando alguém acessa o seu site, basicamente estará recebendo uma cópia de todos estes arquivos para o seu computador.

Tudo funciona da seguinte forma:

  1. Você digita o nome do seu site no navegador;
  2. Seu computador procura no servidor de nomes de domínio qual o IP da hospedagem daquele site;
  3. Seu navegador envia para a hospedagem o pedido dos arquivos do seu site;
  4. A hospedagem responde com os arquivos e informações necessárias;
  5. Seu navegador processa o visual de todo o site e garante a comunicação com a hospedagem sempre que for necessário pedir algo novo.

Entretanto, é importante dizer que embora o funcionamento seja o mesmo, as hospedagens podem diferir muito de capacidade e velocidade, dependendo de alguns parâmetros.

 

Como saber se uma hospedagem é boa?

Uma hospedagem de qualidade precisa seguir os requisitos para garantir o melhor resultado possível:

Disponibilidade: Se você está pagando por um serviço que disponibiliza o seu site para outras pessoas, então quer que isso aconteça na maior parte do tempo, não é? A disponibilidade é uma porcentagem que vai de 0 a 100 para definir do tempo em que será possível retirar os dados.

Velocidade: Todo site terá uma largura de banda que define a velocidade em que ele será carregado no computador do cliente, ou mesmo quantas pessoas vão conseguir acessar ao mesmo tempo.

Ninguém quer ficar em um site que demora demais para carregar. Além disso, existe um problema sério para quem está tentando ranquear no Google, já que a pontuação do SEO vai variar bastante de acordo com a experiência dos usuários, e um site lento é uma experiência ruim.

Recursos: Um serviço de hospedagem pode entregar uma série de recursos ou somente a plataforma ou infraestrutura para que tudo seja executado. Entretanto, antes de contratar tudo é importante saber o que você tem à disposição, assim como o que você pode instalar.

Esta é uma parte mais técnica e quem conta com um Web Designer não precisará se preocupar tanto com isso. Por isso, tenha certeza de que sempre estará bem assessorado.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis, mas se ainda ficou com alguma dúvida, sem problemas. Basta entrar em contato que estou à disposição para responder. Já se você esta com dúvidas sobre onde hospedar sua loja virtual, confira esse nosso artigo.

Até a próxima!