Quem imaginaria a 15 anos atrás que ser um youtuber se tornaria uma profissão? Sem dúvida nenhuma a mudança e o impacto que o Youtube causou na vida da sociedade foram grandes.

Mas a tendência atual é que isto continue crescendo, e em pouco tempo talvez fiquemos ainda mais dependentes da plataforma.

Bem no início do Youtube parecia um tanto quanto estranho uma empresa como a Google comprar uma plataforma criada para entregar vídeos de graça. E, sem dúvida, parecia que em algum momento uma mensalidade iria ser cobrada.

Mas qual não foi a surpresa ao ver que esse momento nunca chegou? Até hoje a plataforma é 100% gratuita, e ainda gera rendas para quem produz conteúdo.

Tudo isto foi possível através de uma feature chamada Youtube Ads. O Google já era um buscador famoso, o primeiro do mundo, quando os recursos de vídeos chegaram.

E não tinha como ser mais natural utilizar propagandas em vídeos para fazer a receita assim como se fazia de modo semelhante nas buscas.

O Youtube Ads se tornou então a ferramenta de anúncios mais poderosa da atualidade, sendo com certeza uma das que mais gerou lucros para a Google.

Mas como ela pode funcionar para você? Como utilizar o Youtube Ads para seu negócio? Vou falar disso hoje.

O que é Youtube Ads? Vale a pena?

Bom, para sintetizar, o Youtube Ads é uma plataforma de anúncios utilizada pelo próprio Youtube. Assim você pode apresentar vídeos de promoção de produtos ou serviços com botões linkados a um site de destino.

São vários os tipos de anúncios disponíveis, cada um deles vai ter um custo de acordo com o que você quer anunciar.

Primeiramente vamos falar do Bumper Ads, que são anúncios de curta duração. Sua aparição acontece normalmente antes do vídeo começar.

A duração também não passa de 5 segundos, e não há a opção de pular anúncio, pois ele acaba neste período. A cobrança é feita a cada mil vizualizações, e costuma ter um valor acessível.

O outro modo mais comum são os anúncios In Stream, que ajudam você a entregar algo mais completo. São anúncios que duram mais de 30 segundos em média.

Estes podem ser “pulados” pelo telespectador, que é a pessoa que entenderá se vale ou não a pena aquele conteúdo para ela.

A cobrança então será feita por cada visualização que passa dos 30 segundo, ou pelo menos pela maior parte do vídeo caso ele seja menor.

A ideia é criar um anúncio que sirva para explicar o seu produto ou serviço de maneira ampla, pagando pelos interessados.

Outros dois tipos de anúncio são o video discovery e o masthead. No caso do vídeo discovery você exibirá anúncios semelhantes aos do Google Ads no retorno de buscas. Já o Masthead funciona apresentando seu conteúdo na parte superior do Youtube.

Lembrando que o Masthead exige uma aprovação de até 2 dias.

E por último existe o video action, que deixa na parte inferior do vídeo uma opção de usar o link.

Então é fácil dizer, que se você precisa de uma propaganda chamativa, com um conteúdo audiovisual que realmente capte a atenção do seu cliente, então o youtube ads pode ser uma das melhores opções que você terá disponível.

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