O que é tráfego orgânico? Quem acabou de descobrir o mundo do marketing digital provavelmente viu uma imensidão de termos, ferramentas e técnicas.

São tantos nomes que muitos ficam assustados, sem saber se é realmente possível alcançar algum nível de conhecimento.

Entretanto eu digo para você, realmente é possível não só aprender marketing digital, como também fazer resultados incríveis e melhorar a sua capacidade de absorção do conteúdo.

Hoje, gostaria de falar um pouco mais sobre o que é tráfego orgânico, que é um dos conceitos centrais do marketing de qualidade. Além de ser extremamente importante para quem busca resultados.

O que é Tráfego Orgânico?

Tráfego Orgânico é o nome de todos os acessos que acontecem independentemente de qualquer tipo de investimento financeiro direto. Ou seja, são pessoas que encontram seu site ao fazer uma pesquisa no Google, ou mesmo esbarram com um compartilhamento nas redes sociais, ou seja, há um encontro natural entre os interesses da pessoa e o conteúdo que você disponibiliza, de modo orgânico, ao invés de ser por meio de anúncios pagos (tráfego pago).

Assim, este é um tipo de tráfego que você receberá através da qualidade do que foi criado. Seja porque seu produto é bom, ou porque o conteúdo que você está trabalhando é realmente de ponta.

Existem várias fontes para você encontrar este tipo de tráfego:

  • SEO (buscas do Google)
  • Redes Sociais
  • Compartilhamento direto entre pessoas

Esta é uma forma de tráfego das mais benéficas, e você pode conferir tanto as dificuldades quanto as vantagens a seguir.

Dificuldades

Primeiramente é importante dizer que este é um objetivo difícil de se atingir. Isto porque a internet está cheia de conteúdo e produtos que são semelhantes ou concorrentes ao seu.

Por mais que você não pague para receber este tipo de tráfego diretamente, é comum que ele saia um tanto quanto caro, por causa de necessidades, como por exemplo, de criar um bom site.

Além disso, é interessante trabalhar a imagem da sua marca e gerar nos seus conteúdos e apresentações uma aparência profissional. Isso traz credibilidade e valor para seu produto.

Por isso mesmo pode demorar até se enxergar o resultado.

Vantagens

A maior das vantagens é exatamente o fato de que a conversão, ou seja, a ação desejada dos usuários, é muito maior.

Assim, quando alguém entra no seu site, é porque recebeu uma recomendação, aumentando a autoridade do conteúdo.

Também é importante notar que muitas pessoas realmente estão encontrando o seu site ou produto imediatamente ao sentir a necessidade deles.

Se você conseguiu aparecer nas buscas em primeiro lugar com um conteúdo sobre o assunto do seu produto, então será encontrado por pessoas que têm real interesse nele. Dificilmente um tráfego pago atinge só este tipo de pessoas.

Por isso todo o investimento feito em SEO pode até demorar para aparecer, mas o retorno é muito interessante no longo prazo.

Conclusão

É interessante notar, que principalmente no início, a melhor atitude é balancear os trabalhos do tráfego orgânico com o pago. Assim você tem um melhor resultado imediato e no longo prazo.

E se você deseja uma estratégia profissional para aumentar o tráfego orgânico do seu site, conte conosco.

Por hoje é isso, até a nossa próxima dica!

Fale Conosco
Fale Conosco
talk to us
talk to us