Criar uma loja online tem sido a primeira saída para muitos que querem empreender com baixo custo e baixo risco. Entretanto a tarefa em si pode ser um pouco complicada de se começar do zero.

Mesmo pessoas com conhecimentos profundos de programação Web vão demorar um tempo para criar uma loja online do zero.

E é exatamente por isso que cada vez mais este tipo de atitude é menos comum. Hoje a maioria das pessoas utilizam plataformas com projetos prontos, embora esse não seja o caminho ideal.

Como, por exemplo, o WooCommerce, que utiliza o sistema do WordPress para a criação de um ecommerce.

Mas sem dúvida nenhuma a Shopify tem sido uma das mais pedidas. Isto por seu jeito dinâmico e bastante intuitivo de criar.

Hoje gostaria de gastar um tempinho falando mais sobre ela, e entregando uma análise justa para saber se vale ou não a pena. Vamos dar uma olhada?

O que é Shopify? Vale a pena?

O Shopify é uma plataforma de serviços que te permite criar de maneira automatizada seu ecommerce. A empresa é canadense e surgiu há algum tempo, fazendo bastante sucesso no mercado.

Diferente de muitas outras soluções, esta não é uma ferramenta open source, ou seja, você não pode editar ele conforme tudo o que deseja.

Mas calma, não necessariamente isto é um ponto ruim. A maioria das edições que você não pode fazer provavelmente são relacionadas a um nível de programação muito alto.

Entretanto existem centenas de plugins com funcionalidades incríveis, e que são gratuitos. Basicamente você não sentirá falta do controle total, para a maioria das pessoas isso é até bom e evita problemas.

Claro, como é uma ferramenta mantida por uma empresa privada e com uma boa dose de manutenções, vai ter um certo custo. Existem planos diversos para suas necessidades que vão desde 29 dólares até 299 dólares por mês.

O preço pode ser salgado para alguns, mas a praticidade do sistema definitivamente vale a pena.

Vantagens

Um dos pontos altos da Shopify é que você terá uma coleção enorme de layouts prontos, que precisam de quase nenhuma edição. Só detalhes como logo e frases de efeito.

Outro fator vantajoso do sistema é a praticidade para resolver as tarefas mais básicas. Como por exemplo o próprio controle de estoque. Muitos dos pontos de automação do seu comércio são feitos através da Shopify de maneira simples e rápida.

Os meios de pagamento de terceiros também é feito de maneira bastante simples. E claro, você terá um site que vai ser bem exibido tanto em computadores quanto em celulares.

Problemas

Existem poucos pontos contra, mas normalmente eles giram em torno do SEO. Como você terá uma plataforma 100% voltada para o comércio, é normal não ter espaço para conteúdo suficiente.

Em segundo lugar teremos a falta de um serviço de hospedagem próprio. Você terá que pagar tanto o serviço da Shopify quanto o da hospedagem em si.

Veredito sobre a Shopify

Analisando de maneira mais minuciosa é possível encontrar muito mais pontos positivos do que negativos. Além de ser uma ferramenta superior à maioria da concorrência, e muito amistosa com novos usuários.

Claro, precisamos dizer, se você possui um orçamento um pouco maior, o melhor é contratar um profissional para criar sua loja virtual como todas as funcionalidades necessárias para sua loja vender.

Fale Conosco
Fale Conosco