Iniciar um negócio online, ou mesmo um e-commerce, pode ser um grande desafio. E nem digo da parte financeira, já que os investimentos são muito tranquilos. O que realmente trava muita gente é o universo imenso de conteúdos, técnicas, termos e ferramentas do Marketing Digital.

Não me leve a mal, o marketing digital ainda é uma das melhores maneiras de deixar seu negócio ou produto o mais bem colocado possível. Mas é necessário ter em mente que nem sempre ele é fácil de se dominar.

Isto acontece porque ele está em constante atualização e muitos gostam de usar termos técnicos para tudo. O que acaba por parecer um tanto quanto maçante.

Mas hoje gostaria de falar um pouco mais sobre um dos termos mais importantes que realmente vale a pena entender. Que é a questão dos nichos.

O que é nicho no Marketing digital? Se esta é a sua pergunta, estou aqui hoje para te ajudar a ter resultados incríveis na área. Vamos conferir?

O que é nicho no Marketing digital?

Primeiramente é importante dizer que nicho é um termo que se refere a uma área específica de atuação de produtos ou serviços. Ou seja, tudo o que você vai trabalhar, tanto o conteúdo ou produto, deve ter um assunto em comum.

Por exemplo, se você está querendo vender suplementos de proteína para atletas, então seu nicho seria saúde e boa forma ou musculução. O que faz com que tudo o que você vá criar seja com o objetivo de trazer pessoas interessadas neste nicho.

Digamos que você esteja vendendo cápsulas de emagrecimento. Seria muito difícil atrair clientes em potencial oferecendo conteúdos que vão falar, por exemplo, de renda extra.

Existem pessoas que precisam perder peso e que querem uma renda extra? Claro! Mas não seria mais inteligente investir em conteúdos e materiais falando sobre perda de peso em si?

A ideia principal do marketing digital é criar uma cultura e um grupo de seguidores que se atraiam para o seu nicho.

No caso você pode escolher o seu nicho através do produto. Se já o vende, então aprenda o seu tipo de público e crie marketing de qualidade em cima deste nicho.

Agora, se você é alguém que tem influência em um certo nicho, pode escolher um produto ou serviço que se adapte a ele.

Encontre a persona ideal

Para ter ainda mais sucesso é interessante encontrar o perfil que chamamos de persona. Este é o modelo de cliente ideal que nós temos.

Por exemplo, uma pessoa que quer produtos para emagrecer normalmente tem sobrepeso, é adulta e por aí vai.

Conhecer as dores da pessoa também irá ajudar você a encontrar outros fatores chave, como por exemplo descobrir se ela se sente julgada pela aparência, se desenvolveu algum problema de saúde mais sério, etc…

Sabendo tudo isso sobre seu público e nicho fica tudo muito mais fácil de se trabalhar.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para você. Qualquer dúvida estamos à disposição.

Até a próxima!