Com certeza você deve ter ouvido nos últimos meses essas três letrinhas “NFT”. Mas e aí? Qual o significado delas juntas? O que essa sigla representa para o cenário tecnológico? Fique com a gente que hoje vamos te explicar o que é, como se cria, como se vende, enfim, tudo sobre NFT!

Afinal, o que é NFT?

O NFT ou non-fungible token, que traduzido seria algo como token não fungível, tem sido muito falado ultimamente principalmente por quem trabalha no meio digital. Mas ok, saber o significado da sigla não ajuda muito, temos que entender o que ela é.

Pense em algo digital que não possua valor monetário algum, como uma imagem, mas que com o passar do tempo ou de repente ele adquira valor. Para tornar essa imagem um NFT, existe todo um processo.

Criando o NFT

Primeiramente, é necessária uma carteira digital compatível com tokens da rede Ethereum, a mais utilizada nesse tipo de transação. Em seguida, é necessário depositar um valor que varia de $70 a $200 em criptomoedas na sua carteira para pagamento de taxas.

É necessário também autorizar a conexão da carteira com um mercado de intermediação. Feito esse procedimento, você finalmente vai poder começar o processo de criação dos artigos como NFTs, e assim poder vendê-los.

Para finalizar, é necessário validar o processo na plataforma para que o seu NFT fique pronto e possa ser comercializado.

Vendendo um NFT

Uma vez que seu NFT esteja criado, será possível vendê-lo, e para isso será necessária a ajuda de um mercado de intermediação, como o OpenSea, o SuperRare, o Rarible entre outros.

É necessário também criar um contrato digital programável, como um documento onde vão constar as informações referentes a ambas as partes envolvidas na transação do NFT. Uma vez que isso tudo estiver pronto, chegou a hora de fazer a “propaganda” do seu artigo.

Você pode criar um link com registro digital, divulgar em redes sociais, e claro esperar. Paciência é importante, porque nenhuma negociação acontece da noite pro dia.

NFT nos jogos

Além das artes digitais, outra área do entretenimento digital que está se aproximando dos NFTs é o mundo dos games. Muitos jogos atualmente possuem sistema de negociações e premiações, principalmente os games para dispositivos mobile.

E nos últimos meses, empresas como a Square Enix e a Konami, famosas por franquias de sucesso como Final Fantasy e Castlevania, mostraram interesse em adicionar sistemas NFT em alguns de seus jogos.

Os NFTs estão no mercado digital há algum tempo, mas aparentemente agora que estão começando a fazer mais barulho. É muito provável que nos próximos anos ouçamos falar muito mais sobre ele, principalmente pelo fato de outras mídias e indústrias estarem adotando esse método.

Os NFT’s também guardam uma relação intrínseca não apenas com o mundo dos games mas também com o futuro do e-commerce em si, já que, com o desenvolvimento do metaverso ao longo dos próximos anos, NFT’s serão uma tecnologia indispensável para o registro de propriedade digital em um ambiente de realidade virtual, se tornando, por via de consequência, intimamente ligados ao comércio de produtos por meio da internet. Portanto, se você tem ou pretende abrir um e-commerce, deve ficar de olho nas novidades sobre essa tecnologia!

Até a próxima dica!

×